Servidores da Divisão de Fiscalização e do Escritório de Defensa do Consumidor determinaram, nessa segunda-feira (8), o fechamento de duas lojas na área central de Ciudad del Este.
Leia também:
Acompanhe as notícias do país vizinho — acesse o canal Paraguai do H2FOZ
De acordo com a informação difundida à imprensa, o primeiro caso teve como base denúncia protocolada por dois turistas brasileiros, datada do dia 4.
Conforme o relato dos denunciantes, oriundos de Goioerê (PR), um iPhone 15 Pro Max foi comprado, por R$ 6,5 mil, em uma loja na esquina da Rua Itá Ybaté com a Avenida Adrián Jara, no microcentro de Ciudad del Este.
No entanto, logo após a transação, os vendedores baixaram as portas da loja, abandonaram o local e jamais entregaram a mercadoria.
Mesmo com a intervenção das autoridades, a solução ainda está pendente. Polícia Turística e Ministério Público do Paraguai acompanham a situação.
O segundo caso teve como base denúncia apresentada por dois turistas argentinos, que pagaram US$ 2.258 por dois celulares. A aquisição ocorreu em uma loja de eletrônicos da Galeria Brasil, situada no Paseo San Blas, também no centro de Ciudad del Este.
Quando receberam os celulares, contudo, os turistas perceberam que as especificações não batiam com as descritas pelo vendedor. Ademais, o preço cobrado estava acima do valor de mercado para aparelhos similares.

Após a intervenção das autoridades de Ciudad del Este, os proprietários da loja concordaram em devolver o dinheiro dos turistas argentinos. Mesmo assim, o estabelecimento ficará fechado até que a situação esteja completamente regularizada.
“A prefeitura de Ciudad del Este reafirma seu compromisso com a proteção dos consumidores e turistas e continua com a fiscalização para prevenir fraudes”, afirma a instituição.




se tem algum turista lendo esse comentario. por favor paren de seguir os guías de compras ese trabalho não existe no Paraguay paren de ser burros quer informação procura na Internet ou pergunta para os guardas ou policías da Cidade más nunca siga ninguen
Nunca compre nessas lojinhas. Eu sempre adquiro meus produtos em shopping, não carro risco de produtos falsificados, preços abusivos, e ainda consigo tentar antes de levar embora. Os piranhitos (guias de compras) sempre levam para as “bocas de porco”.
fica ai o alerta né!!!
Estou muito feliz pelos dirigentes do Paraguai, gostaria que os dirigentes Brasileiros tomasse como exemplo.
Parabéns pela valorização.
A coisa mais chata no Paraguai é o excesso de guias que são chatos e insistententes. Deveriam proibir essas pessoas de ficar enchendo o saco das pessoas com abordagens sem nenhum autorização do turista.
ATENÇÃO TURISTAS!! PAREM DE COMPRAR EM LOJINHAS e jamais aceitem indicações de estranhos, inclusive pra estacionar carro… As lojinhas não podem competir com as lojas de shopping e o “desconto” que vc acredita estar levando, é na verdade uma mercadoria primeira linha, (não original); Por mais que pareça… Eu já nem visito lojinhas por lá, vou direto aos shoppings, onde tudo é feito com segurança e transparência.
Incrível que ainda tenham pessoas comprando nesses locais…mas por que nunca dão um jeito nos caras que ficam atraindo turistas pra essas armadilhas (mal a gente passa da ponte é abordado por esses eles)?
exatamente compra. de eletrônicos, perfumes si nos shoppings. os guias não aceitam ajuda.
Compro no Paraguai há mais de 25 anos, nunca cai em cilada, com todo respeito as vítimas, mas foram burros demais, compre em lojas de renome e onde tem bastante gente comprando, igual a restaurante, se não conhece e está vazio, saia que não presta.
eu caí nesse golpe em Guaíra, mas no fim o rapaz estornou meu cartão. mas foram 30mim de estresse.
tem muitos shopping e lojas boas, não precisa seguir guias fajutos.