Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Paraguai registra número recorde de solicitações de residência no país

Paraguai

Brasileiros lideram

Paraguai registra número recorde de solicitações de residência no país

Dados divulgados pela Direção Nacional de Migrações apontam aumento de 31,3%; brasileiros lideram a lista de pedidos.

2 min de leitura
Paraguai registra número recorde de solicitações de residência no país
Mutirão de regularização de estrangeiros no Paraguai, em Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Direção Nacional de Migrações

Do início de janeiro até o final de outubro de 2025, o Paraguai registrou seu recorde histórico na quantidade de pedidos de residência no país.

Leia também:
Medicina no Paraguai: descubra quantos brasileiros estudam em Ciudad del Este

Publicidade

De acordo com os dados divulgados pela Direção Nacional de Migrações, cidadãos estrangeiros já apresentaram 38.236 solicitações em 2025.

Tal cifra supera, em 31,3%, o total verificado no mesmo período do ano passado, que chegou a 29.126 no Paraguai.

De todos os pedidos apresentados em 2025, a maioria (27.489) corresponde ao regime de residência temporária. O restante (10.747) está ligado à concessão de residência permanente (clique aqui para saber mais sobre as classificações).

Quanto à nacionalidade dos estrangeiros que pedem para residir no Paraguai, destaque para os brasileiros: 22.136, o que equivale a 57,9% do total.

Em seguida, aparecem os argentinos (4.147), alemães (1.593), bolivianos (1.255), espanhóis (1.021) e venezuelanos (802). A lista continua com Países Baixos (650), Estados Unidos (640) e Rússia (474), ademais da Colômbia (443).

A imigração de alemães para o Paraguai é um fenômeno que ganhou força mais recentemente, após a pandemia de covid-19. Indivíduos descontentes com o modo de vida na Europa estão formando colônias no país, em pequenas cidades do interior.

Já o alto número de pedidos feitos por brasileiros tem relação com as matrículas em cursos universitários da área da saúde, principalmente Medicina.

Dados do Conselho Nacional de Educação Superior (Cones) do Paraguai mostram que há 35.273 brasileiros estudando Medicina no país, distribuídos por polos como Ciudad del Este, Assunção e Pedro Juan Caballero. Para saber mais, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.