Já está em andamento a elaboração de um relatório detalhado sobre os danos sofridos pela Catedral San Blas, de Ciudad del Este, no incêndio do último dia 9 de fevereiro.
Leia também:
Incêndio na Catedral de Ciudad del Este: assista aos vídeos
A contratação de uma empresa especializada está a cargo da diretoria paraguaia de Itaipu, com previsão de entrega do documento no prazo de aproximadamente 15 dias.
De acordo com os jornais ABC Color e Última Hora, já nessa segunda-feira (16), peritos estiveram no local para avaliar a degradação da estrutura.
O incêndio na catedral de Ciudad del Este atingiu, principalmente, a parte alta da edificação, provocando a derrubada de parte do teto.
Ao ABC Color, Armando Ortiz, superintendente de Engenharia de Itaipu no Paraguai, disse que, a princípio, não há comprometimento grave da estrutura.
“Queremos dar tranquilidade à população: a catedral de Ciudad del Este será restaurada e ficará em melhores condições que antes”, afirmou.
Para coordenar a restauração do templo, representantes da Igreja Católica, do poder público e da sociedade local montaram o Comitê de Reconstrução.
Prefeitura de Ciudad del Este e diretoria paraguaia de Itaipu já informaram que disponibilizarão verbas para a obra. Em paralelo, fiéis estão mobilizados para a arrecadação de recursos complementares.
Enquanto durar a interdição do templo religioso, as missas diárias acontecerão no salão paroquial. As estimativas em relação ao período de obras dependerão do resultado da inspeção agora em andamento.

