Os eleitores de Ciudad del Este escolheram, neste domingo (9), o prefeito que comandará a cidade até dezembro de 2026, completando o mandato de Miguel Prieto (Yo Creo), destituído no mês de agosto (clique aqui para saber mais sobre a destituição).
Leia também:
Ponte da Integração reacende sonho do comércio noturno em Ciudad del Este
Com 99% dos votos apurados, o candidato Daniel Pereira Mujica (Yo Creo), aliado de Prieto, saiu das urnas como o mais votado. De acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Mujica obteve 68,54% da preferência do eleitorado.
Em um distante segundo lugar ficou o candidato do Partido Colorado, o ex-governador Roberto González Vaesken, com apenas 28,57%.
Os outros dois candidatos à prefeitura de Ciudad del Este, conforme o TSJE, não ultrapassaram a marca de 1%. Celso “Kelembú” Miranda, do Partido Patria Soñada, fez 0,7%, enquanto Dani Romero, do Partido Ecologista, somou 0,62% dos votos.
Embora os resultados obtidos pelo sistema de contagem rápida ainda precisem de homologação pelo TSJE, González Vaesken admitiu a derrota e parabenizou o adversário.
Já Miguel Prieto, principal aliado de Mujica, convidou a população de Ciudad del Este para uma celebração na Rotonda Oasis, rotatória na área central da cidade. “Uma vitória esmagadora”, definiu.
Mujica, por sua vez, agradeceu aos aliados e aos eleitores. “Acreditávamos na vitória, porque percorremos a cidade toda e sentimos o carinho das pessoas. Apesar dos ataques e das mentiras, a consciência do povo falou mais alto”, afirmou.
A posse do futuro prefeito de Ciudad del Este deverá ocorrer até o próximo dia 18, conforme cronograma definido pelo TSJE.
No final de 2026, os eleitores da segunda maior cidade do Paraguai deverão voltar às urnas, mas para escolher quem governará a cidade no período até 2031.

