A diretoria paraguaia de Itaipu está prestando apoio aos moradores do bairro San Rafael, em Ciudad del Este. Ribeirinho ao Rio Paraná, o bairro está localizado nos arredores da Ponte Internacional da Amizade.
Os trabalhos tiveram início na última quarta-feira (7), após monitoramento contínuo dos fluxos do Rio Paraná nos trechos acima e abaixo da usina.
Atualmente, áreas como o campo de futebol e a passarela do San Rafael estão afetadas pelo avanço das águas. Assim, pelo menos 23 famílias já tiveram de deixar suas residências, situadas nas áreas mais baixas do bairro.
Os alagamentos no San Rafael ocorrem quando o Rio Paraná sobe e represa o Arroio Acaraymí, que atravessa a comunidade e deságua perto da Ponte da Amizade.
Leia também:
Chuvas adiam abertura da Expo Franco 2026 no Paraguai
Para os próximos dias, apesar da estabilização ocorrida nas últimas horas, a tendência é de continuidade da cheia na região de fronteira.
De acordo com Itaipu, dois fatores influenciam diretamente a elevação do Rio Paraná no trecho localizado abaixo da usina.
O primeiro está relacionado à necessidade de liberação dos excedentes armazenados no lago de Itaipu, com a abertura das calhas do vertedouro.
Já o segundo tem a ver com o Rio Iguaçu. Ao estar com vazão acima da média, o Iguaçu despeja milhões de litros de água por segundo no Rio Paraná.
Com isso, a cheia no rio das Cataratas ajuda a “segurar” o Paranazão na região localizada entre a usina e o Marco das Três Fronteiras.
A cheia do Rio Paraná está preocupando, além disso, os moradores de cidades como Ayolas, no Paraguai. A usina de Yacyretá, situada 400 quilômetros abaixo de Itaipu, também está com o vertedouro aberto para escoar a vazão excedente.

