H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Seis meses após incêndio, Catedral de Ciudad del Este segue fechada

Paraguai

Edifício histórico

Seis meses após incêndio, Catedral de Ciudad del Este segue fechada

Incêndio ocorreu em fevereiro de 2026, destruindo estruturas como o teto da igreja mais antiga de Ciudad del Este.

2 min de leitura
Seis meses após incêndio, Catedral de Ciudad del Este segue fechada
Incêndio na Catedral de Ciudad del Este teve grandes proporções. Foto: Gentileza/Bombeiros Voluntários (Arquivo)

Seis meses após o incêndio que destruiu estruturas como o teto da Catedral San Blas, em Ciudad del Este, as obras de recuperação do templo ainda não começaram.

Em reportagem publicada nessa segunda-feira (10), o jornal ABC Color apontou que a igreja “permanece fechada e não há nenhum trabalho de reforma no lugar”.

Na ocasião do incêndio, instituições como a prefeitura de Ciudad del Este e a diretoria paraguaia de Itaipu anunciaram contribuições para a reconstrução da catedral.

De acordo com o ABC Color, o trabalho de avaliação de danos terminou em março. Logo após, técnicos de Itaipu elaboraram um projeto executivo para a reforma. Desde então, porém, os avanços estão travados pela burocracia.

Leia também:
Assalto violento tem mais um brasileiro feito refém no Paraguai

Atualmente, o cronograma prevê possibilidade de início das intervenções na segunda quinzena de agosto, com reinauguração em fevereiro de 2027. Assim, o templo ficaria pronto para as celebrações do aniversário de Ciudad del Este, em 3 de fevereiro.

O pacote de obras incluirá a troca de vigas, a substituição total do telhado e a reposição de portas e janelas, bem como a instalação de um sistema contra incêndios.

A Catedral San Blas está entre os edifícios mais emblemáticos de Ciudad del Este. O desenho arquitetônico relembra o formato de um barco, em alusão ao meio de transporte utilizado pelos fundadores da segunda maior cidade do Paraguai.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário