Fãs da colombiana Shakira em toda a região de fronteira estão em contagem regressiva para o show da cantora no Paraguai, marcado para o dia 28 de novembro.
Leia também:
Eventos em Foz do Iguaçu e região – Agenda Cultural do H2FOZ
A apresentação ocorrerá no estádio do Club Cerro Porteño, em Assunção, a 320 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
De acordo com o site oficial de Shakira, a venda de ingressos começará nesta terça-feira (8), às 10h, no endereço https://www.allaccess.com.py/event/shakira.
O último espetáculo da cantora no Paraguai ocorreu em 2011, levando mais de 50 mil pessoas ao Jockey Club, também em Assunção. Na ocasião, agências de Foz do Iguaçu organizaram pacotes com ingresso e veículos fretados até a capital paraguaia.
Intitulada “Las Mujeres Ya no Lloran” (“As mulheres já não choram”, em tradução livre), a atual turnê de Shakira também passará pela Argentina.
No Brasil, a cantora se apresentou, em fevereiro, em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. Na Argentina, há previsão de pelo menos duas datas em Buenos Aires. (Errata: inicialmente, informamos que os shows de Shakira no Brasil ainda aconteceriam, mas as apresentações em território brasileiro ocorreram em fevereiro).
Assunção é, portanto, o local mais próximo e acessível para os fãs de Shakira em Foz do Iguaçu e região. A viagem da fronteira à capital paraguaia, pela Rodovia PY02, leva entre cinco e seis horas de duração.
As apresentações da cantora colombiana combinam elementos como telões gigantes, efeitos visuais e coreografias, bem como momentos de forte interação com a plateia.
Shakira tem especial admiração pelo Brasil. A artista faz sucesso no país desde o início de sua carreira, em 1996, figurando entre as cantoras de língua hispânica mais populares entre o público brasileiro.
A cidade de Asunción não é traduzida para “Assunção” em português porque esse nome é o nome oficial da cidade em espanhol, e não há uma tradução consagrada ou histórica para ele no português. Embora a palavra “assunção” exista no nosso idioma, com outros significados, como “elevação” ou “ascensão”, “Asunción” nunca foi adaptada para “Assunção” no contexto geográfico. Atualmente, segue-se a prática de manter os nomes geográficos como eles são no idioma original, especialmente em casos de nomes modernos ou de uso contemporâneo, como é o caso de Asunción, capital do Paraguai. Dessa forma, para respeitar a forma oficial e internacionalmente reconhecida, usamos “Asunción” em português.
Por padrão, o H2FOZ adota a grafia Assunção para Asunción, assim como Montevidéu para Montevideo, Madri para Madrid e nomenclaturas consagradas na língua portuguesa. No caso de outras cidades do Paraguai, como Encarnación, Concepción e Ciudad del Este, optamos pela manutenção da grafia original.