Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?

Paraguai

Política na fronteira

Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?

Legislação do Paraguai prevê a realização de novas eleições em até 90 dias; quem vencer assumirá mandato-tampão de um ano em Ciudad del Este.

3 min de leitura
Como fica a situação em Ciudad del Este após a destituição do prefeito?
Até a eleição suplementar, prefeitura de Ciudad del Este estará sob o comando de um interino escolhido pelos vereadores. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este (Arquivo)

Com a destituição do prefeito Miguel Prieto, determinada pela Câmara dos Deputados do Paraguai na terça-feira (19), como fica a situação em Ciudad del Este?

Leia também:
Paraguai: Miguel Prieto, prefeito de CDE, é destituído do cargo

Publicidade

De acordo com a legislação do Paraguai, quando o cargo de prefeito fica vago, ocorre a convocação de eleições suplementares no prazo de até 90 dias. Vale lembrar que, no país vizinho, não há vice-prefeito.

Os eleitores de Ciudad del Este, inclusive, já passaram por situação parecida. Em fevereiro de 2019, a então prefeita Sandra McLeod (Partido Colorado) perdeu o cargo após denúncias de irregularidades em sua gestão.

As eleições suplementares convocadas na ocasião resultaram na vitória do opositor independente Miguel Prieto, que completou o mandato de Sandra.

Publicidade

Posteriormente, em outubro de 2021, Prieto venceu também as eleições regulares, consolidando seu papel de liderança política em Ciudad del Este.

Ao jornal ABC Color, Jaime Bestard, presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), confirmou que as novas eleições ocorrerão na primeira quinzena de novembro.

Publicidade

Até lá, a prefeitura de Ciudad del Este estará sob o comando de um interino, designado pela Junta (Câmara) Municipal.

Cronograma eleitoral em Ciudad del Este

Conforme o cronograma inicialmente previsto, os partidos realizarão suas convenções internas no dia 5 de outubro. Já as eleições gerais acontecerão em 9 de novembro. O vencedor assumirá no início de dezembro, para mandato com um ano de duração.

Por sua vez, as eleições regulares do próximo ano estão marcadas para 4 de outubro de 2026, com posse de prefeitos e vereadores no dia 10 de dezembro. A votação do ano que vem acontecerá simultaneamente em Ciudad del Este e demais municípios do país.

Votação em cédulas de papel

Excepcionalmente, a eleição suplementar de novembro de 2025 na capital do Alto Paraná será em cédulas de papel, pois o TSJE argumenta não ter tempo hábil para preparar as urnas eletrônicas e treinar os mesários.

Miguel Prieto também não poderá participar como candidato da nova votação em Ciudad del Este, conforme entendimento da Justiça Eleitoral do país. No seu lugar, o movimento Yo Creo pretende lançar Daniel Pereira Mujica, nome próximo a Prieto.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário