Autoridades do Paraguai inauguraram, nessa quarta-feira (10), a iluminação com lâmpadas de LED da Supercarretera de Itaipu, entre Ciudad del Este e Hernandarias.
Leia também:
Ciudad del Este amplia ofensiva contra lojas irregulares na fronteira
O investimento ocorreu graças a um acordo de cooperação entre o governo regional do Alto Paraná e a Administração Nacional de Eletricidade (Ande).
Conforme a estatal de energia do Paraguai, o investimento totalizou G$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 1,7 milhão), abarcando um movimentado trecho com 12 quilômetros de extensão.
A obra incluiu a instalação de 535 luminárias LED de alta eficiência e sete postos de distribuição com transformadores, bem como 21 quilômetros de linhas de transmissão.
A cerimônia de habilitação oficial da melhoria aconteceu em frente à usina de Acaray, primeira hidrelétrica do Paraguai, construída na década de 1960.
Participaram da inauguração o presidente da Ande, Félix Sosa; o governador do Alto Paraná, César Torres; e o prefeito de Hernandarias, Nelson Cano.
Estiveram presentes, ademais, o diretor-geral de Itaipu no Paraguai, Justo Zacarías Irún, parlamentares e lideranças regionais.
De acordo com o diretor paraguaio de Itaipu, já na próxima segunda-feira (15), um novo trecho da Supercarretera começará a ganhar as novas lâmpadas.
“Hoje [ontem] inauguramos esta parte da Supercarretera, mas segunda já começaremos os trabalhos para completar a parte de Ciudad del Este a Presidente Franco”, afirmou.
No trecho entre Hernandarias e Ciudad del Este, a Supercarretera é o equivalente no Paraguai à Avenida Tancredo Neves em Foz do Iguaçu. O traçado corre paralelo ao Rio Paraná, partindo da Rodovia PY02 até a usina de Itaipu e a entrada de Hernandarias.