Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Trânsito de caminhões na Ponte da Integração será alterado no feriado de Natal

Paraguai

Fluxo aduaneiro

Trânsito de caminhões na Ponte da Integração será alterado no feriado de Natal

Aduana do Paraguai informou à RF que despacho de caminhões será interrompido a partir desta quarta-feira, 24

3 min de leitura
Trânsito de caminhões na Ponte da Integração será alterado no feriado de Natal
Vista da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/MOPC Paraguay
Google News iconSiga-nos no Google News

A passagem de caminhões na Ponte da Integração que liga Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai, terá alterações neste feriado de Natal. Em comunicado enviado a Alfândega da Receita Federal – RF, o Paraguai informou que os despachos aduaneiros de caminhões vazios serão feitos até esta terça-feira, 23, e retomados no sábado, 27.

Leia também: Confira a rota autorizada para caminhões na Ponte da Integração

Publicidade

A decisão foi comunicada pela Administração de Aduana de Ciudad del Este à RF às 13h26 desta terça-feira, 23.  Com isso, o fluxo de entrada e saída de caminhões pela nova ponte ficará interrompido.

“Amanhã não haverá fluxo de caminhões em lastre porque a aduana paraguaia não fará a recepção”, frisa o delegado da Alfândega da RF em Foz do Iguaçu, Cezar Vianna.

Vianna diz que a RF poderia absorver sem problemas o fluxo de caminhões vazios no lado brasileiro, no entanto com a decisão do Paraguai o trabalho não será realizado.

A medida também vale para a Ponte da Amizade onde não será possível despachar caminhões em lastre (vazios). O fluxo deste tipo de transporte agora é exclusivo da Ponte da Integração.

Fluxo começou há quatro dias

A passagem de caminhões na Ponte da Integração foi liberada no sábado, 20, após a dupla inauguração da via, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta, 19, no lado brasileiro, e pelo presidente Santiago Peña, no sábado, 20, no Paraguai.

Nos três primeiros dias, segundo a RF, saíram do Brasil 282 caminhões vazios e entraram 301. O maior movimento foi na segunda-feira, 22, com 149 saídas e 141 entradas.

Este mês o trânsito na Ponte da Integração está liberado apenas para caminhões vazios das 22h às 05h. A partir de 18 de janeiro, haverá permissão, para a passagem de ônibus de turismo previamente cadastrados, no horário das 19h às 7h.

A decisão deve-se a um acordo feito com o Paraguai para evitar o trânsito em Presidente Franco que não tem vias adequadas para receber esse fluxo, principalmente de caminhões carregados que danificam as ruas.

No lado paraguaio, as vias de acesso à Ponte da Integração ainda não foram finalizadas. A previsão inicial é para conclusão é dezembro de 2026. A principal pendência é uma ponte que será erguida sobre o Rio Monday.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário