A passagem de caminhões na Ponte da Integração que liga Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai, terá alterações neste feriado de Natal. Em comunicado enviado a Alfândega da Receita Federal – RF, o Paraguai informou que os despachos aduaneiros de caminhões vazios serão feitos até esta terça-feira, 23, e retomados no sábado, 27.
Leia também: Confira a rota autorizada para caminhões na Ponte da Integração
A decisão foi comunicada pela Administração de Aduana de Ciudad del Este à RF às 13h26 desta terça-feira, 23. Com isso, o fluxo de entrada e saída de caminhões pela nova ponte ficará interrompido.
“Amanhã não haverá fluxo de caminhões em lastre porque a aduana paraguaia não fará a recepção”, frisa o delegado da Alfândega da RF em Foz do Iguaçu, Cezar Vianna.
Vianna diz que a RF poderia absorver sem problemas o fluxo de caminhões vazios no lado brasileiro, no entanto com a decisão do Paraguai o trabalho não será realizado.
A medida também vale para a Ponte da Amizade onde não será possível despachar caminhões em lastre (vazios). O fluxo deste tipo de transporte agora é exclusivo da Ponte da Integração.
Fluxo começou há quatro dias
A passagem de caminhões na Ponte da Integração foi liberada no sábado, 20, após a dupla inauguração da via, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta, 19, no lado brasileiro, e pelo presidente Santiago Peña, no sábado, 20, no Paraguai.
Nos três primeiros dias, segundo a RF, saíram do Brasil 282 caminhões vazios e entraram 301. O maior movimento foi na segunda-feira, 22, com 149 saídas e 141 entradas.
Este mês o trânsito na Ponte da Integração está liberado apenas para caminhões vazios das 22h às 05h. A partir de 18 de janeiro, haverá permissão, para a passagem de ônibus de turismo previamente cadastrados, no horário das 19h às 7h.
A decisão deve-se a um acordo feito com o Paraguai para evitar o trânsito em Presidente Franco que não tem vias adequadas para receber esse fluxo, principalmente de caminhões carregados que danificam as ruas.
No lado paraguaio, as vias de acesso à Ponte da Integração ainda não foram finalizadas. A previsão inicial é para conclusão é dezembro de 2026. A principal pendência é uma ponte que será erguida sobre o Rio Monday.


