A Direção Nacional de Vigilância Sanitária (Dinavisa) do Paraguai emitiu, nessa segunda-feira (29), alerta em relação à venda não autorizada de produtos com tirzepatida em farmácias de Ciudad del Este.
Leia também:
Anvisa proíbe importação de canetas de tirzepatida (Mounjaro do Paraguai)
“Estes produtos não contam com Registro Sanitário vigente no Paraguai. Seu uso representa um grave risco para a saúde pública, pois não há garantias de sua composição, qualidade, segurança ou eficácia”, comunica a Dinavisa.
A lista inclui os seguintes medicamentos:
– Mounjaro — tirzapatide injection;
– TirzeBound;
– Tirzepatide;
– Freedom Research; e
– Tirzepatide Synedica Labs.
A autoridade sanitária do Paraguai indica que “para tratar condições como obesidade ou transtornos metabólicos, consulte unicamente profissionais médicos qualificados”.
Para denunciar a venda de produtos sem registro sanitário ou falsificados, a Dinavisa disponibiliza o e-mail postcomercializacion@dinavisa.gov.py.
Além disso, o cidadão pode registrar a denúncia nos escritórios da Dinavisa, no site www.dinavisa.gov.py, ou pelo telefone +595 (código do Paraguai) 021 444-274.
Conforme os registros, a compra de medicamentos emagrecedores no Paraguai cresceu ao longo de 2025, com o registro de crescentes apreensões pelas corporações policiais brasileiras.
Ademais, há brasileiros que cruzam a fronteira, unicamente, no intuito de receber aplicações de doses dos produtos nas farmácias de Ciudad del Este.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil proibiu a importação de produtos com tirzepatida procedentes do Paraguai. Para saber mais sobre a proibição no Brasil, clique aqui.

