Vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, o diplomata Christopher Landau, número 2 da pasta chefiada por Marco Rubio, fará visitas oficiais ao Paraguai e à Argentina.
No caso do Paraguai, o desembarque no país vizinho está marcado já para segunda-feira (19), com agendas em Assunção. A programação inclui encontros com autoridades políticas e lideranças empresariais, com foco em investimentos e negócios.
Santiago Peña, presidente do país, recepcionará Cristopher Landau e irá acompanhá-lo em alguns dos principais compromissos.
Landau tem ligação histórica com o Paraguai, pois seu pai, George W. Landau, atuou como embaixador dos Estados Unidos em Assunção. Por ter passado parte da infância e da adolescência no país, o atual vice-secretário tem grande apreço pela cultura local.
Leia também:
Paraguai apresenta novo desenho das notas de guarani
O representante dos Estados Unidos estará acompanhado por Juan Pablo Segura, secretário-adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental.
Após passar pelo Paraguai, Landau seguirá para Buenos Aires, capital da Argentina, para reunião com o presidente Javier Milei. A agenda na América do Sul deverá durar até 26 de outubro, dia posterior ao segundo turno eleição presidencial no Brasil.
Assim, não está descartado que o diplomata, no retorno aos Estados Unidos, faça escala em território brasileiro para dialogar com o vencedor do pleito. Em declarações recentes, Landau fez críticas ao Judiciário brasileiro, bem como à prisão de Jair Bolsonaro.

