Biogás, Energias renováveis e Presidência do TSE

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, sábado, 20 de abril de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Biogás
A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou o planejamento da Compagás de iniciar a distribuição de gás biometano por suas redes. “A iniciativa que vai estimular ainda mais a cadeia de biogás no Paraná gerando empregos, renda e oportunidades, principalmente, no interior do Estado”, disse a deputada.

Energias renováveis
O Paraná possui características econômicas para ser peça fundamental na expansão do potencial brasileiro de produção de energias renováveis. O Estado tem matéria prima em abundância e produtores interessados em investir na produção de biogás e biometano.

Capital disputada
Até esta sexta-feira (19), Curitiba tem doze pré-candidatos confirmados pelos partidos.São eles: Andrea Caldas (PSOL), Beto Richa (PSDB), Cristina Graeml (PMB), Deltan Dallagnol (Novo), Eduardo Pimentel (PSD), Goura (PDT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).

Governador
Alexandre Curi prepara uma possível candidatura ao governo estadual pelo PSD, na sucessão de Ratinho Júnior. O deputado representa 192 prefeituras, no começo do ano que vem ele quer representar ainda mais. E depois de seis mandatos como deputado estadual, Curi quer chegar em 2026 preparado para “algo maior”, como ele mesmo diz.

Cidadão honorário
O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, que em junho assume uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve receber ainda neste semestre o título de cidadão honorário do Paraná. A proposição é do deputado estadual Alexandre Curi (PSD). O ministro tem ligações com o Paraná: atuou como procurador da União em Londrina durante seis anos, de 2000 a 2006.

Reabertura
A Petrobras anunciou a reabertura da Fafen-PR em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. “A diretoria executiva da Petrobras aprovou por unanimidade a retomada dos investimentos no reinício da produção da fábrica no Paraná. É uma decisão do presidente Lula e que agora, depois dos estudos realizados, esperamos que até o segundo semestre o religamento da indústria que estava hibernada desde 2020”, disse o deputado Zeca Dirceu (PT).

Fafen-PR
A reabertura da Fafen-PR (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná), em Araucária, deve gerar 5 mil empregos diretos e indiretos, conforme estimativa do Sindiquímica-PR e Sindipetro-PR/SC, duas entidades que foram ativas na luta pela reabertura da unidade.

Perito criminal
As provas do concurso para perito oficial criminal do Paraná serão realizadas neste domingo (21) em Curitiba, Londrina e Cascavel. No total são oferecidas 30 vagas distribuídas em todo o Paraná, e os aprovados vão fazer parte do Quadro Próprio dos Peritos Oficiais (QPPO). Os locais já estão disponíveis e podem ser verificados na página do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Presidência do TSE
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escolherá no dia 7 de maio o seu novo presidente e vice. Os ministros vão apontar o substituto do atual presidente, Alexandre de Moraes, que ficará no cargo até o dia 3 de junho. A eleição será realizada por meio de voto eletrônico e o mandato é de dois anos.

Presidência do TSE II
Por tradição, a próxima a assumir a presidência é a ministra Cármen Lúcia, atual vice-presidente. E o ministro Kassio Nunes Marques deve ser o vice, pelos trâmites normais. Mesmo assim, o TSE realiza as eleições e só diante do resultado anuncia os nomes. O novo presidente vai comandar as eleições municipais deste ano.

‘Sem razão’
Apesar de as cotações do petróleo e do dólar dispararem nas últimas semanas, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, não dá nenhum sinal de que pretende aumentar os preços da gasolina e do diesel. Em evento no Rio de Janeiro, o executivo afirmou que “não há razão” para a empresa elevar os preços dos combustíveis no momento. Estima-se que o preço da gasolina, por exemplo, está 24% defasado em relação à paridade internacional, o equivalente a 85 centavos por litro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.