Calendário turístico, Comunicação eleitoral e Dia das mães

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, quinta-feira, 04 de abril de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Meia-entrada
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de autoria do deputado Alexandre Curi (PSD) que institui o benefício da meia-entrada em eventos culturais e esportivos para eleitores que atuarem como mesários ou na prestação de apoio logístico em processos eleitorais. O benefício tem validade de dois anos a partir do processo eleitoral em que o eleitor atuou. O projeto é retroativo, com acesso garantido para quem atuou nas eleições de 2022.

Comunicação eleitoral
A Trade Comunicação e Marketing, realizará no dia 9 de abril, no Grand Mercure Curitiba Rayon, o evento Trade Meeting, Comunicação Eleitoral. Este encontro reunirá especialistas renomados em diversas áreas, incluindo marketing, pesquisas, direito eleitoral e inteligência artificial. O evento é gratuito e exclusivo para os clientes da agência, que há mais de 30 anos oferece inovação, transformação e qualidade.

Dia das mães
Unidades Sesc Senac no Paraná oferecem palestras e workshops gratuitos para maximizar vendas e faturamento para o Dia das Mães. A  é a segunda melhor época para o comércio, movimentando mais de R$ 30 bilhões em todo o país. Os presentes que lideram a preferência dos consumidores nesta celebração são roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos e flores.

Calendário turístico
O calendário turístico do mês de abril do Paraná está com muitas opções, eventos que vão de festas, exposições, feiras náuticas, encontros sobre rodas, enoturismo, eventos gastronômicos à religiosos.. As atrações do quarto mês do ano são divulgadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná.

Turismo Religioso
Uma das maiores atrações do mês é voltada aos que buscam maior contato com a religiosidade. Entre os dias 24 e 26, a cidade de Lunardelli, no Vale do Ivaí, conhecida como a capital estadual da fé, sedia a 6ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso.

Paranaense
A segunda e decisiva partida da final do Campeonato Paranaense 2024 será transmitida ao vivo pela TV Paraná Turismo. O jogo entre Athletico Paranaense e Maringá será sábado (6), às 17 horas, na Liga Arena. A transmissão começa às 16h30, incluindo Curitiba e Região Metropolitana.

CACs
O Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela invalidação de uma lei do Paraná que tratava do porte de armas para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs). O governo federal afirma que a lei estadual extrapolou ao conceder o porte de armas aos membros dessa categoria fora dessas condições, violando a competência federal para legislar sobre o tema.

Leilão
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) realiza um leilão na quarta-feira (10), em Curitiba, de veículos aptos a circular em via pública.O leilão acontecerá de forma presencial, na capital paranaense, na Rua Salvador Ferrante, 1440.

Dengue
Dos 399 municípios do Paraná, apenas dez não registraram nenhum caso de dengue no atual período epidemiológico, que começou em julho de 2023. Confira quais são elas: Adrianópolis, Agudos do Sul, Doutor Ulysses, Piên, Fernandes Pinheiro, Rio Azul, Paula Freitas, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Santana do Itararé. O boletim desta semana registrou mais 23.396 mil novos casos de dengue.

TEA
Durante o mês de abril será realizado um mutirão para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em todo o estado do Paraná. O mutirão estadual ocorrerá de forma regionalizada nos escritórios e instâncias avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e também nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em aproximadamente 200 municípios.

Negado
O desembargador Luiz Antonio Bonat, do TRF-4, negou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que todos os moradores de Jacarezinho não tivessem que pagar a tarifa no pedágio localizado entre a BR-369 e a BR-153. Segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 40.375 habitantes.

Afastamento
O juiz Pedro Toaiari de Mattos Esterce, substituto da Vara Civil de Telêmaco Borba, determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal do prefeito Márcio Artur de Matos, e da vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, ambos filiados ao PSD. A decisão atende ação popular que acusa de ‘rachadinha’ aliados de Matos nomeados no primeiro escalão. Na mesma decisão, o juiz determinou a busca e apreensão de documentos e a suspensão das nomeações de um secretário e de um assessor da prefeitura.

Em alta
Quase 38 milhões de certificados internacionais de energia renovável, os chamados I-RECs (Renewable Energy Certificate, em inglês), foram negociados no Brasil em 2023. Com isso, o Brasil é o terceiro mercado mundial em certificados de energia renovável, atrás de China e Emirados Árabes Unidos, respectivamente.

Investimento
A estatal chinesa State Grid anunciou o plano de investir R$ 200 bilhões no setor de energia no Brasil nos próximos anos. Os novos investimentos serão realizados no setor elétrico, nos segmentos de transmissão, produção e distribuição. A empresa deve iniciar em breve o licenciamento para a construção da nova linha, que passará pelos Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.