Cidadão do Paraná, Xadrez Sesc, Parlasul e Mais Médicos

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 3 de julho de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

PcD
Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Do Carmo (União), que assegura aos portadores de fibromialgia os mesmos direitos e garantias concedidos às pessoas com deficiência. Um novo debate entrará em pauta este mês e se aprovada, a lei considerará as pessoas diagnosticadas com fibromialgia possuidoras de impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e sensorial, que podem comprometer sua vida digna e saudável.

Estatuto
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei federal de 2015, o brasileiro com deficiência tem direito a tratamento prioritário na saúde pública, vagas de trabalho em empresas com cem ou mais empregados e no serviço público, por meio de concurso através de cotas, aposentadoria diferenciada, educação adaptada a sua necessidade, isenção de tributos como o IPI sobre automóveis e isenção no transporte coletivo urbano, entre outros benefícios.

Cidadão do Paraná
O ex-governador João Dória (SP) vai receber o título de cidadão honorário do Paraná nesta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa. A proposição é da segunda-secretária do legislativo, deputada Maria Victória (PP). “João Dória possui capacidade de liderança e visão inovadora na prestação de serviços de excelência. É dedicado e focado em resultados. Um exemplo de como a combinação de talento empresarial e compromisso com o serviço público”, disse.

Xadrez Sesc
O GM brasileiro Renato Quintiliano venceu pela segunda vez a competição principal do Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá. Campeão da primeira edição, em 2015, o enxadrista repete em 2024 a sua vitória. Ele que se prepara para as Olimpíadas de Xadrez, em setembro na Hungria.

No Paraná
A agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste mês no Paraná tem no roteiro as cidades de Campo Mourão, Londrina e Maringá. Arapongas, Cianorte, Umuarama, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

De perto
O deputado Fernando Giacobo (PL), presidente da Comissão da Agricultura, disse que vai acompanhar de perto o lançamento do Plano Safra 24/25 de R$ 475,5 bilhões na próxima semana. “Lamentamos o adiantamento por parte do governo federal na última semana. Esperamos que o tema seja tratado com a urgência e a importância que os produtores rurais merecem”, disse.

Mercosul
O presidente Lula (PT) participa na próxima segunda-feira, 8, em Assunção, da 8ª reunião dos presidentes dos países do Mercosul. O presidente da Argentina, Javier Milei, diz que não vai. Lula deve esticar sua agenda e visitar o presidente Luís Arce na Bolívia.

Parlasul
Foz vai sediar no dia 18 de agosto a plenária do Parlamento do Mercosul. São esperados mais de 100 parlamentares no cineteatro da Itaipu Binacional. O vice-presidente do Parlasul, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) visitou o presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales (União), e destacou que um dos temas em debate vai tratar da resolução de questões fronteiriças, problemas recorrentes como taxas e atrasos em razão de filas, particularmente com a Argentina e diversas outras questões que precisam ser resolvidas.

Observatório
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) propôs a criação de um observatório social para acompanhar e fiscalizar a evolução dos contratos de concessão do pedágio nas rodovias no Paraná. “Ou criamos um instrumento social e mobilizamos a sociedade para ser protagonista na fiscalização dos pedágios ou vamos ter dificuldades no futuro”, disse.

Mais que apito
Mais de 900 famílias de 32 comunidades indígenas Avá Guarani e Guarani Mbya da região oeste e do litoral do Paraná contam com o apoio da Itaipu Binacional em ações de sustentabilidade ambiental e alimentar através do projeto Opana da Fundação Luterana de Diaconia. A fundação  recebe o suporte da binacional através do programa Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia). O diretor-geral da binacional, Enio Verri, conheceu os trabalhos da fundação em recente visita ao Capa de Marechal Cândido Rondon.

Mais Médicos
Das 3.814 novas vagas do programa Mais Médicos, anunciadas pela ministra Nísia Trindade (Saúde), 241 são no Paraná. O estado passará a contar com mais de dois mil médicos que atendem 351 cidades.
 
Pesquisa
O Paraná Pesquisas registrou novo levantamento no TSE para Curitiba. Serão 800 entrevistas e a divulgação poderá ser feita a partir de quinta-feira, 2. A pesquisa foi contratada pela Band TV e na lista dos pré-candidatos estão André Caldas (Psol), Beto Richa (PSDB). Cristina Graeml (PMB0, Eduardo Pimentel (PSB,) Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP) , Ney Leprevost (União), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.