Concurso Alep, Pedágio e Mais 50 cidades

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, terça-feira, 30 de janeiro de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Concurso Alep
As inscrições para o concurso público promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná estão abertas até o dia 8 fevereiro, com salários que variam entre R$ 4,9 mil e R$ 33 mil. Serão preenchidas 85 vagas com exigência de formação para nível médio e superior. Os candidatos poderão conferir o edital e realizar inscrições por meio do endereço: https://conhecimento.fgv.br/concursos/alep24.

CCJ
O deputado Tiago Amaral (PSD) confirmou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná vai realizar a sua primeira reunião de 2024 no dia 06 de fevereiro. A reunião será às 13h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo. A pauta de votação ainda não está definida.

Concessão
Nesta terça-feira (30), o governo federal assina dois contratos que concretizam a transferência do controle de rodovias do Paraná à iniciativa privada. Os lotes 1 e 2 do novo pedágio paranaense serão geridos pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, respectivamente, pelos próximos 30 anos.

Pedágio
O Paraná está sem cobrança de pedágio desde novembro de 2021, quando foi encerrada a concessão anterior. Ainda não há data anunciada para o retorno da cobrança de tarifa nas praças de pedágio que compõem os dois lotes. A assinatura do contrato será realizada no Palácio do Planalto, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre outras.



Exame toxicológico
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o prazo para realização do exame toxicológico para os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Motoristas das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação deverão fazê-lo de forma escalonada. Os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da CNH.

Pré-candidata
A jornalista Cristina Graeml teve o seu nome lançado como pré-candidata à Prefeitura de Curitiba. Ela está filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), que terá sua denominação alterada para “Por Mais Brasil”. Segundo o partido, a decisão se dá pelo entendimento que nenhum nome falado até o momento corresponde às necessidades de um eleitorado “de direita e conservador”.

Pré-candidato
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) comunicou oficialmente neste sábado (27) sua pré-candidatura a prefeito de Curitiba para as eleições de outubro deste ano. “Estou muito empolgado. Estou entusiasmado porque a ampla maioria das lideranças da base, do partido, dos filiados, dos militantes, dirigentes históricos, querem, desejam e trabalham por uma candidatura própria em Curitiba”, destacou.

Mais doses
A deputada Maria Victória (PP) solicitou ao Ministério da Saúde o envio ao Paraná de mais doses da vacina contra a dengue. O primeiro lote destinado pelo órgão federal ao Estado atende somente 30 cidades das regiões de Londrina e de Foz do Iguaçu. “emos um número elevado de casos em outras regiões como Maringá, Paranavaí, Paranaguá, Jacarezinho e Apucarana. Hoje o Paraná é o terceiro Estado com o maior número de casos no país, precisamos de uma atenção maior do Ministério”, disse.

Mais 50 cidades
A Itaipu Binacional seleciona mais 50 cidades paranaenses que vão receber recursos do programa de gestão de resíduos sólidos. A expansão das UVRs faz parte das ações previstas no Programa Itaipu Mais que Energia. Todos receberão apoio de Itaipu para a estruturação de seus programas municipais de coleta seletiva. A expectativa é que as novas UVRs atendam três milhões de pessoas.

Summit
Curitiba recebe nos dias 1º e 2 de fevereiro, o Summit Eleições, com debates sobre política e eleições, reunindo juristas, políticos, consultores e contadores. O encontro, no auditório da UniBrasil, é  promovido pelo Centro de Inovação Eleitoral, Político e Governamental (CIEL), com apoio da Rede Essent Jus, Baila Politics, Renova BR, Transparência Electoral, Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade), Fenacon e Realiza Cursos.

54 anos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) completou 54 anos neste domingo. A UEM tem atualmente 14.605 alunos matriculados nos cursos de graduação. É uma das universidades mais sustentáveis do mundo, segundo o QS Sustainability Ranking, publicado em dezembro do ano passado.

Reforma administrativa
Após a aprovação da reforma tributária, outra revisão histórica pode estar prestes a andar: a administrativa. A Câmara tem um plano de reforma no setor pronto desde 2021 e o presidente da Casa, Arthur Lira, anunciou que quer pôr essa medida na pauta de 2024. Ela pretende implementar métodos de avaliação e metas de produtividade, além de acabar com os ‘supersalários’ do serviço público.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM