Dia do desafio, Favelas e Tarifa zero

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 11 maio de 2024

Apoie! Siga-nos no Google News

Dia do desafio
A campanha mundial de combate ao sedentarismo, Dia do Desafio, realizada pelo Sesc PR, terá pelo segundo ano consecutivo a arrecadação de leite UHT para atender às instituições mantidas pelo programa Mesa Brasil. As doações poderão ser feitas até o dia 31 de maio em todas as unidades do Sesc PR no estado.

Dia do desafio II
Realizado na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio chega a sua 30ª edição no dia 29 de maio com o tema “Se Joga no Desafio”, em consonância com o movimento Cidades Saudáveis, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa ampliar as discussões sobre os conceitos de atividade física e sobre os modais de locomoção ativa: caminhar, correr e pedalar.

Marcado
O TSE marcou o julgamento do senador Sérgio Moro (União Brasil), para 16 e 21 de maio. Moro será julgado por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação ilícita de recursos (caixa 2) em sua campanha eleitoral em 2022. Na terça-feira (7), o MPE se manifestou contra a cassação do mandato do senador.

Conteúdo
A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, anunciou o lançamento de um edital para a contratação de conteúdo para programa com foco no turismo. “Em breve teremos outro edital voltado ao setor agro, em especial com conteúdos sobre agricultura familiar”, disse.

Tarifa social
O Senado aprovou a criação da tarifa social para água e esgoto em todo o Brasil. A tarifa dá um desconto progressivo para o consumo de água de famílias de baixa renda. O projeto de lei, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), já passou pela Câmara dos Deputados e segue para sanção do presidente Lula (PT). A proposta foi relatada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) e aprovada em votação simbólica, com apoio de todos os senadores.

Favelas
As favelas no Paraná aumentaram 56% entre 2015 e 2023, segundo a Cohapar. Em 2015, eram 86.540 domicílios irregulares; em 2019, o número subiu para 114.130 e, no ano passado, saltou para 135.143. Já os loteamentos irregulares tiveram queda de 18%. Em 2023, foram contadas 75.170 edificações em loteamentos clandestinos contra 92.455 em 2015. A cidade que tem mais favelas é Curitiba (322) e a segunda, Ponta Grossa (105).

Descontão
O Duty Free Shop de Puerto Iguazú aderiu ao black friday fora de época e oferece descontos de até 70% até domingo (8), Dia das Mães no Brasil. As ofertas incluem itens selecionados em todos os setores da loja, de eletrônicos a cosméticos, perfumes, bebidas, bazar, moda e acessórios. Em Ciudad del Este, no Paraguai, tem a mesma promoção no mesmo período, chamada de Crazy Week.

No positivo
O saldo da venda de energia da Itaipu Binacional em 2023 ficou positivo em R$ 399,2 milhões, segundo a Aneel. Esses recursos serão utilizados para reduzir o valor da tarifa de Itaipu para os consumidores, no mês de julho. O diretor-geral Enio Verri explica que o saldo positivo será agora diluído para milhões de consumidores e consumidoras do Brasil. “É uma maneira de a Itaipu contribuir para a redução do preço da energia de boa parte da população brasileira”.

Margareth em PG
O deputado federal Aliel Machado (PV) convidou e a ministra Margareth Menezes (Cultura) aceitou o convite e vai marcar uma agenda com o deputado para o próximo mês em Ponta Grossa. A ministra adiantou na Comissão da Cultura da Câmara dos Deputados que as leis Rouanet e Paulo Gustavo preveem um repasse de R$ 6,8 bilhões para projetos culturais.

Tarifa Zero
“Dentre todos os direitos sociais previstos no art. 6º da Constituição, o transporte é o único financiado exclusivamente pelo cidadão. Zerar a tarifa é mais do que oferecer transporte de graça, é garantir a todos o direito à cidade e a liberdade de se deslocar quando e como quiser. Ao menos 124 cidades brasileiras já adotam algum modelo de Tarifa Zero em seus sistemas de transporte público urbano” – do vereador Edson Santos (PT-RJ) que apresentou projeto de lei no Rio de Janeiro.

Endividados
Pesquisa da CNC/Fecomércio revela que em abril houve uma leve redução no percentual de paranaenses endividados, caindo de 90,5% em março para 90,3%. Além disso, a inadimplência também diminuiu, de 14,3% para 13,5%, indicando uma melhoria gradual nos níveis de endividamento e inadimplência no estado.

Apoio
A Receita Federal instalou um ponto de coleta na Ponte Internacional da Amizade para arrecadar donativos destinados aos moradores afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul. A iniciativa responde à demanda de brasileiros residentes no Paraguai que buscavam uma maneira de colaborar com os afetados.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.