Economias do País, Cinema na Praça e Colégio cívico-militar

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, sábado, 16 de dezembro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Economias do País
Oito municípios paranaenses integram a lista das 100 maiores economias do País. Os municípios são: Curitiba, José dos Pinhais, Araucária, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel. Setorialmente, os municípios do Paraná também se destacam, tendo em vista que Cascavel, Toledo, Tibagi, Castro e Guarapuava compõem a relação das 100 maiores economias agropecuárias.

Economias do País II
Já na atividade industrial, os destaques paranaenses no ranking nacional ficam por conta de Curitiba (11ª maior economia manufatureira do Brasil), Araucária (18ª), Foz do Iguaçu (25ª), São José dos Pinhais (44ª), Ponta Grossa (56ª) e Londrina (97ª). O Paraná responde por uma fatia de 6,1% de todo o PIB brasileiro. O PIB nacional fechou 2021 em R$ 9 trilhões.

Cinema na Praça
Famílias de 38 cidades do Paraná poderão curtir sessões de cinema durante a temporada de verão de 2024. A partir de 4 de janeiro, o programa Cinema na Praça, do Governo do Estado, vai retomar as exibições do circuito itinerante, levando cultura e diversão a diversas regiões do Paraná.

Cinema na Praça II
A caravana começa em Arapoti, nos Campos Gerais, e passa por municípios das regiões do Vale do Ivaí, Central, Centro-Sul, Sul e Sudoeste do Paraná, finalizando o percurso em Coronel Vivida, em 20 de fevereiro. As sessões de cinema têm classificação indicativa livre. Filmes: “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e “Dois Filhos de Francisco”.



Premiação
O Governo do Paraná recebeu três troféus no Prêmio Senatran 2023. O Detran-PR e o DER/PR receberam o primeiro lugar na Categoria I – Pnatrans, que se refere às ações de governança e execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Prevenção
Em Brasília, o Detran-PR também participou da abertura do Programa Rodovida. O intuito é tornar as estradas do País mais seguras durante o final de ano, férias escolares e Carnaval, com intensificação da fiscalização nas estaduais e municipais para prevenir acidentes e conscientizar os condutores.

Resolução
O Paraná teve a melhor taxa de resolução de homicídios dentre todos os estados do Brasil e é destaque do relatório intitulado “Onde mora a impunidade?”, divulgado pelo Instituto Sou da Paz. A taxa de resolução de homicídios do Paraná é o dobro da observada no país. A média nos últimos anos é de que a cada 10 homicídios registrados no Paraná, 7 foram resolvidos.

Exportação
A exportação do setor agropecuário paranaense atingiu 27,1 milhões de toneladas de janeiro a novembro de 2023, um aumento de 35,6% sobre os 20 milhões de toneladas enviadas ao exterior no mesmo período do ano passado. No índice geral de exportações, envolvendo todos os produtos, o Paraná também já superou os indicadores de 2022.

Colégio cívico-militar
Após a realização de uma consulta pública nesta semana (entre os dias 11 e 13), a rede de ensino do Estado do Paraná ganhará mais duas escolas do modelo cívico-militar: o Colégio Estadual Presidente Kenedy, de Serranópolis do Iguaçu, e o Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola, de Terra Rica. A escolha se complementa às 83 escolas que optaram pelo modelo educacional no fim de novembro.

Influentes
O empresário curitibano Fábio Tiepolo, CEO da Docway, empresa pioneira em soluções de saúde digital no Brasil, recebeu o prêmio “100 mais influentes da saúde”, promovido pela Healthcare Management e pelo Grupo Mídia. Consagrado como o Oscar do Setor, o evento visa homenagear as pessoas que mais se destacaram nos últimos 12 meses que antecedem a premiação.

Vetos derrubados
O governo Lula sofreu uma série de derrotas na análise do Congresso sobre os vetos presidenciais. O Parlamento derrubou o veto à desoneração da folha de pagamento para dezessete setores. O Legislativo também derrubou o veto de Lula ao marco temporal das terras indígenas, que estabelece as áreas ocupadas em 1988, ano da promulgação da Constituição, como limite para novas demarcações.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM