Energia renovável, Novos voos e Vagas de emprego

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, terça-feira, 20 de fevereiro de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Energia renovável
Representantes do poder público estadual, federal e municipal e lideranças do agronegócio paranaense assinaram em conjunto uma Carta Manifesto, onde assumem o compromisso de trabalhar pela ampliação do uso do biogás e do biometano nas áreas rurais paranaenses. A iniciativa visa fortalecer o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR). A iniciativa produz tanto benefícios econômicos quanto ambientais.

Mobilização nacional
Os auditores fiscais federais agropecuários intensificaram a mobilização nacional que pressiona o governo para a reestruturação da carreira. A decisão se deu após reunião realizada na quinta-feira entre representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Servidores afirmam que atuam no limite da capacidade em portos e aeroportos, entre outros postos de trabalho.

E-Fórum
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou o projeto E-Fórum – pontos de atendimento remoto em municípios que não são sedes de suas comarcas. Os espaços deverão aproximar os atendimentos do sistema judiciário da população destas cidades, permitindo que comunidades mais remotas tenham acesso aos serviços prestados pelo Poder Judiciário.

E-Fórum II
Cada E-Fórum terá cerca de 60 metros quadrados, construído em formato modular, o que permite rápida instalação nas cidades. O espaço será equipado com computadores para que a população tenha acesso, de forma online, aos mesmos serviços oferecidos nos fóruns tradicionais. A ideia é que eles sejam instalados na área central das cidades, próximo a outros prédios públicos, como delegacias, prefeituras e câmaras de vereadores.

Novos voos
A Secretaria Estadual de Turismo e a Viaje Paraná estão trabalhando para ampliar o número de voos aos principais destinos do estado, entre eles Foz do Iguaçu e Curitiba. Pela JetSmart, os voos podem entrar por Foz do Iguaçu, em conexão com os países do Mercosul, e sair por Curitiba. Pela Copa Airlines é possível aproveitar a rota Panamá-Assunção e abrir conexões para Foz do Iguaçu.

Vagas de emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 18.774 vagas de emprego com carteira assinada no Estado.A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.657). A Região de Cascavel aparece em seguida (4.323).  Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Lei de Licitações
Dois servidores efetivos de cada município paranaense – um  da prefeitura e outro da câmara de vereadores – serão capacitados na pós-graduação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 14.133/2021) oferecida neste ano pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Também poderão se inscrever servidores estaduais – incluindo do próprio TCE-PR – e aqueles que trabalham em consórcios intermunicipais. As inscrições estarão abertas em breve.

Lei de Licitações II
O curso é exclusivo para servidores públicos efetivos que atuam de forma direta ou indireta em contratações. Com início previsto para abril e duração de nove meses, a pós-graduação Licitações e Contratos – Governança, Teoria, Controle e Prática vai capacitar aproximadamente 1.600 servidores, das esferas estadual e municipal. A carga horária total é de 420 horas, divididas em seis módulos.

Inscrições abertas
Pelo menos onze concursos públicos e processos seletivos estão com inscrições abertas no Paraná, com mais de 483 vagas disponíveis em diversas áreas. Confira quais são: Processo Seletivo Secretaria da Saúde do Paraná, Câmara de Vereadores de Guaratuba, Processo Seletivo da Unila, Processo Seletivo da Prefeitura de Piraquara, Prefeitura e instituto de Guarapuava, Processo Seletivo da Secretaria de Educação de São Mateus do Sul, Polícia Científica do Paraná, Prefeituras de Carlópolis, Icaraíma, Pato Branco, de Assis Chateaubriand e Pato Bragado.

Com desconto
O governo do Paraná autorizou o aumento do valor máximo para a concessão do desconto do ICMS na compra de carro zero quilômetro por pessoas com deficiência (PCD). De acordo com o decreto assinado pelo governador em exercício, Darci Piana, carros de até R$ 120 mil podem entrar no programa de benefícios – anteriormente, este valor era limitado a R$ 110 mil.

Novo aumento
O Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) registrou um aumento de 13,84% no número de passageiros na comparação com o ano anterior, conforme divulgado pela CCR Aeroportos. Ao todo, foram 5.565.815 viajantes no período. A expectativa é de que o Afonso Pena supere o volume de passageiros registrado no período pré-pandêmico ainda em 2024.

Em obras
A PR-170 será bloqueada totalmente por 30 dias para a realização de obras emergenciais. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), “em caso de condições climáticas adversas, o prazo do bloqueio pode ser modificado”. A interrupção ficará concentrada na altura do km 467, em Pinhão, região central do Paraná, próximo ao local conhecido como Curva da Ferradura.

Campeonato paranaense
No jogo deste domingo (18), no Couto Pereira, pela 10ª (e penúltima rodada) da primeira fase do Campeonato Paranaense, Coritiba e Athletico Paranaense empataram em 1 X 1.  Com o resultado, o Coxa ficou em 2º lugar, com 21 pontos, um ponto acima do Maringá, 3º colocado. O Furacão está na liderança isolada, com 22 pontos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.