Hospital da Criança, “Assédio Não!”, Teatro Guaíra e Vagas de emprego

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, 17 de setembro de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Hospital da Criança
O Hospital da Criança de Maringá foi inaugurado nesta segunda-feira (16). O hospital tem 24,2 mil metros quadrados de área construída. “Estamos inaugurando um dos maiores complexos hospitalares infanto-juvenis do Brasil, uma obra gigante, com os melhores equipamentos disponíveis para fazer esse atendimento e, acima de tudo, um sonho de Maringá e do Paraná”, afirmou o Governador Ratinho Junior.

Atendimento
A nova unidade prestará atendimento a crianças e adolescentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo serviços de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, e será referência para 4 milhões de pessoas de 115 municípios de toda a macrorregião Noroeste.

“Assédio Não!”
O Tribunal Eleitoral do Estado do Paraná lançou o site “Assédio Não!”. A campanha de prevenção chamada de ‘Assédio Não!’ busca prevenir casos de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento para influenciar ou manipular o voto ou a orientação política. O site pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

Serviços eleitorais
Para que eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos tenham ainda mais facilidade para acessar os serviços eleitorais e as informações sobre as Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral disponibiliza gratuitamente uma série de aplicativos e canais on-line.  Confira: e-Título, Pardal, Siade, Mesário, Boletim na Mão e Portal do TSE.  

Teatro Guaíra
Teatro Guaíra, precursor de uma das principais casas de espetáculos do Brasil, celebra 140 anos de história este ano. O Teatro Guaíra chega aos 140 anos com olhar para o presente e, principalmente, para o futuro. Atualmente, as produções próprias têm ingressos a preços populares, de R$ 10 e R$ 20, para atrair o público.

Prestação de Contas
O Evento Prestação de Contas Anual dos Prefeitos (PCA) reuniu aproximadamente 350 servidores públicos, controladores internos de municípios paranaenses. O encontro aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), em Curitiba. Organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP), o curso foi uma oportunidade para que os participantes tomassem contato com as inovações introduzidas por duas recentes publicações do TCE-PR: a Instrução Normativa nº 185/24 e a Nota Técnica nº 29/2024.

Vestibular
O vestibular dos povos indígenas oferece 52 vagas em oito universidades: seis para cada uma das sete universidades estaduais – UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Uenp, Unicentro e Unespar – e 10 para a UFPR. As inscrições são gratuitas e seguem até 3 de outubro. As provas serão em duas etapas, em 24 e 25 de novembro, em Curitiba, Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Ortigueira e Santa Helena. O ensalamento será divulgado em 1º de novembro. O Paraná tem 63 aldeias com 36 mil índios.

Vagas de emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com a oferta de  22.033 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.814 oportunidades.  Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Terrrorismo
A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) afirmou que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo ao país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas. “Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático”.

Apoio
O Ministério da Agricultura vai criar medidas para auxiliar na recuperação de lavouras afetadas por incêndios em diversas regiões do país. O mecanismo escolhido é o remanejamento de valores entre programas do Plano Safra 2024/25 para reforçar linhas já existentes para restauração de áreas produtivas.

O De-bate
O debate organizado pela TV Cultura com candidatos à prefeitura de São Paulo ficou marcado pela agressão de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB). Após ser provocado pelo coach, o tucano saiu de seu lugar e deu uma cadeirada no concorrente. Datena foi expulso por ter violado as regras. Questionado se teria se arrependido, o apresentador disse que não e justificou que a agressão foi uma reação às acusações de assédio feitas contra ele por Marçal. O coach, por sua vez, passou a noite em um hospital e, segundo sua assessoria, lesionou a costela e o dedo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.