Outono, Dengue e Fique atento!

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, quarta-feira, 20 de março de 2024.

Apoie! Siga-nos no Google News

Outono
O outono tem início nos primeiros minutos desta quarta-feira (20). Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é 19 ºC em Guarapuava e as maiores serão em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu (25 ºC).

O clima
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, informou que no outono estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites tornam-se progressivamente mais frias. O outono paranaense, de modo geral, é caracterizado pela diminuição do volume de chuvas em comparação com o verão, devido ao deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso.

Assembleia Itinerante
Sessão especial da Assembleia Legislativa Itinerante acontece em Telêmaco Borba nesta quarta-feira (20).  A 12ª sessão especial será realizada a partir das 17h30 horas, durante a Expo Telêmaco 2024, que ocorre entre os dias 15 e 21 de março. A ação já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão.

Pré-candidato
O deputado estadual Ney Leprevost (União) confirmou a pré-candidatura para a prefeitura de Curitiba. O nome do parlamentar, dado como certo na corrida eleitoral da capital para 2024, tem lançamento oficial marcado para 23 de abril.

Vaga no STJ
A promotora de Justiça Maria Aparecida Mello da Silva Losso é a única representante do Ministério Público do Paraná na disputa por uma das duas vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A disputa é acirrada e envolve outros 40 candidatos dos MP`s e mais o Ministério Público Federal (MPF). Ainda não há data marcada para a sessão que irá formar a lista tríplice.

Copa Sul-Americana 2024
O Athletico vai enfrentar Danubio (Uruguai), Sportivo Ameliano (Paraguai) e Rayo Zuliano (Venezuela) na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2024. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (dia 18) à noite, em Luque, no Paraguai. A estreia será em 2, 3 ou 4 de abril (terça, quarta ou quinta-feira), contra o Sportivo Ameliano, no Paraguai. Os jogos da final do Campeonato Paranaense serão em 31 de março (ida) e 7 de abril (volta).

Dengue
O Boletim da Sesa desta semana confirmou mais 22.222 casos de dengue. Este é o maior número de confirmações desde o início do período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023, totalizando 113.194 casos. Já são 60 óbitos neste período. O Governo do Estado decretou na semana passada situação de emergência em saúde pública para a dengue. O decreto terá vigência por 90 dias.

Possível candidato
O juiz Irineu Stein Junior, da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba, afirmou em decisão que o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) não está inelegível. Referindo-se a ação acerca de uma pesquisa que Dallagnol figurava entre os pré-candidatos à prefeitura da capital paranaense. “Não há na legislação eleitoral previsão que importe em óbice à inclusão do nome do ex-deputado Deltan Dallagnol dentre possíveis candidatos nas pesquisas para as eleições municipais vindouras (…) sob pena de influenciar indevidamente o processo eleitoral”, disse o magistrado.

Plano Safra 2024/25
Recursos no valor de R$ 568 bilhões; redução de juros nos principais programas de investimento, aumento de 30% para 34% dos recursos obrigatórios e de 65% para 70% da poupança. Essas são algumas das propostas para o Plano Safra 2024/25 que o Paraná encaminhou ao Mapa e o MDA e que serão tema de reunião na sexta-feira (22/03). O evento é exclusivo para profissionais das cooperativas do Paraná e convidados.

Assembleia geral
No dia 1º de abril serão realizadas as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), juntamente com a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), na sede da organização, em Curitiba.

Fique atento!
A Receita Federal identificou golpistas tentando usar aplicativos para roubar informações dos contribuintes. No alerta divulgado pela Receita, a instituição ressalta que emails e mensagens estão sendo divulgados por golpistas para a instalação de um aplicativo que permitiria o envio dos dados para o governo. A Receita alerta ainda que não envia emails, avisos por aplicativos de mensagens.

App seguro
A Receita ressalta que é preciso ficar atento ao desenvolvedor do aplicativo antes de baixar o programa. O desenvolvedor do app Meu Imposto de Renda e do aplicativo da Receita se chama Serviços e Informações do Brasil, que é o responsável pelas plataformas do governo federal.

Reforma tributária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na reunião ministerial que a regulamentação da reforma tributária, aprovada em dezembro de 2023, está no topo da lista de prioridades da agenda econômica neste ano. Após a aprovação no Legislativo, o governo tem até 180 dias para regulamentar a nova legislação.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.