Paraná Rosa, Piso de enfermagem, Ratinho e Peña

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, terça-feira, 03 de outubro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Paraná Rosa
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoverá em todo o Estado mais uma edição do Paraná Rosa. Serão quatro encontros que visam principalmente sensibilizar as mulheres para a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A mobilização ocorrerá nos municípios de Londrina (07), Maringá (21), Foz do Iguaçu (28) e Curitiba (31), contemplando as quatro Macrorregionais de Saúde do Estado.

“Nós por Elas”
Outubro começa com uma extensa agenda na Assembleia Legislativa do Paraná, com vários eventos sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama. A programação começou nesta segunda-feira (02), pela manhã, com a Audiência Pública “Nós por Elas”. Nesta segunda também foi a Abertura da Campanha Outubro Rosa na Alep.  Haverá durante todo mês atividades de saúde e bem-estar no Legislativo, com o tema “Juntos no Combate ao Câncer”.

Ratinho e Peña
O governador Ratinho Júnior e o presidente do Paraguai, Santiago Peña,  avaliam a criação de uma subsidiária da Sanepar para iniciar o tratamento e a coleta de esgotos de cidades paraguaias. O primeiro projeto da parceria é ampliar a rede de água e esgoto em Ciudad del Este, na fronteira de Foz do Iguaçu.

App FAEP
Aplicativo do Sistema FAEP completa quatro anos de serviços ao produtor. Com o app fica fácil saber quando vai chover, os rumos das cotações das principais commodities agrícolas, ler, ver e ouvir as notícias da agropecuária paranaense, entre outras funcionalidades. Ao longo destes quatro anos, mais de 14 mil instalações vêm permitindo uma boa experiência aos usuários.

Novo
O ex-deputado federal Deltan Dallagnol e a esposa Fernanda se filiaram ao partido Novo, no sábado (30). A filiação ocorreu durante o encontro nacional do partido, em São Paulo, com a presença de cerca de 1.500 pessoas. O ex-procurador da República foi eleito nas eleições de 2022 para uma cadeira na Câmara dos Deputados. Contudo, neste ano, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O sistema
Após filiação, o partido publicou nas redes sociais que se trata de um ato de coragem e de enfrentamento ao sistema. “Para que o país dos nossos sonhos se torne realidade, é preciso coragem para enfrentar o sistema. É preciso de gente correta, competente e unida, caminhando na mesma direção. Deltan Dallagnol é NOVO. E o NOVO tem coragem para enfrentar os donos do poder”, informa a nota.

Piso de enfermagem
A Secretaria Estadual da Saúde iniciou o pagamento do piso nacional da enfermagem. Para executar o pagamento, o Estado recebeu um repasse de R$ 49,5 milhões do Ministério da Saúde. Ao todo, 13.722 trabalhadores serão beneficiados entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras. Os profissionais devem atuar em unidades de saúde e públicas, contratualizadas ou filantrópicas, que atendam no mínimo 60% de pacientes do SUS e que sejam administradas pelo governo estadual.

Paraná em Buenos Aires
A Secretaria Estadual do Turismo  e representantes do turismo paranaense estão em Buenos Aires para vender os atrativos do Paraná na Fit América Latina 2023.  A feira reúne expositores nacionais e internacionais de hotelaria, agências de viagem, operadores de turismo e meios de hospedagem rural e segue até terça-feira, 3.

Informalidade
Quatro milhões de brasileiros com mais de 60 anos no último trimestre, segundo a Pnad Contínua, estão na informalidade. O número representa um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado e 36,6% em comparação ao início da pandemia no segundo trimestre de 2020.

Mutirão
Nesta segunda-feira, 2, o governo do Paraná começou um mutirão nas agências do trabalhador com a oferta de 1.943 oportunidades de trabalho para pessoas com 60 anos ou mais.

PGR
A subprocuradora Elizeta Ramos assumiu interinamente a PGR sob desconfiança da ala petista do governo que a vê como lava-jatista. Aliados citam esse fato para pressionar Lula a escolher rapidamente quem será o sucessor de Augusto Aras no comando do MPF.

Compra Direta
A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento divulgou o edital do programa Compra Direta Paraná, que atende pequenos produtores e entidades sociais. Para esta edição foram destinados R$ 60 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.  Serão adquiridos gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros. Também serão atendidos os Cras e Creas que poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.