Parques Paraná, Concurso TCE-PR e Linha de crédito

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, terça-feira, 19 de dezembro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Parques Paraná
O Instituto Água e Terra (IAT) conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2023 na categoria Valorização do Patrimônio Natural no Turismo com o projeto Parques Paraná. O Parques Paraná foi pensado para o fomento do uso público e turismo nas, até o momento,  72 Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

Concurso TCE-PR
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) confirmou a realização, em 2024, de concurso público para o cargo de auditor de controle externo com formação universitária nas áreas administrativa, contábil, econômica, de engenharia, jurídica e de tecnologia da informação. “Estima-se que o edital será publicado no início de 2024 e que as provas sejam realizadas até o final do primeiro semestre”, afirma o conselheiro-substituto Tiago Alvarez Pedroso.

Paraná exportador
As exportações brasileiras de carne de frango acumulam alta de 5,6% no ano. O desempenho nos primeiros onze meses do ano foi impulsionado pelo Paraná, principal exportador de carne de frango do país. Os dados são da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Conforme o levantamento, foram exportadas 4,684 milhões de toneladas em 2023 no período.

Safra
Paraná começou a colheita da safra de feijão. Segundo o Departamento de Economia Rural do estado (Deral), o excesso de chuva afetou algumas lavouras e isso deve comprometer a produtividade. A estimativa do Deral é que o estado tenha, nesta safra, mais de 113 mil hectares de feijão e colha em torno de 175 mil toneladas.



Há vagas
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.916 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.917 oportunidades. Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Linha de crédito
A Fomento Paraná informa que até o momento 48 municípios estão habilitados para acesso aos benefícios do programa Paraná Recupera. São cidades que decretaram situação de emergência por conta de fortes chuvas, tornados ou outros eventos, tiveram os decretos homologados pelo Estado e solicitaram adesão ao programa.

Plano
Agentes dos sistemas de Justiça e Segurança Pública do Paraná terão uma formação permanente em direitos humanos. O governador Ratinho Júnior assinou o termo que formaliza a criação do Plano de Educação em Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado do Paraná. A assinatura ocorreu durante a celebração do Dia Nacional do Ministério Público.

Moro
O ex-juiz eleitoral Marlon Reis dá como certa a cassação do senador Sérgio Moro (União Brasil). Na quinta-feira, 14, a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná deu parecer favorável à cassação de Moro e Luís Felipe Cunha (suplente). “A responsabilidade pessoal dos Srs. Sérgio Fernando Moro e Luís Felipe Cunha encontram-se solidamente comprovada através da participação direta de ambos nas viagens, eventos e demais atos de pré-campanha”, diz o parecer.

Moro II
O MPF-PR encaminhou à PGR duas investigações relacionadas a irregularidades envolvendo o deputado cassado Deltan Dallagnol (Novo). As investigações surgiram após uma denúncia do grupo Prerrogativas. Um dos focos da apuração pela PGR é a suposta tentativa de criar uma fundação sob gestão da Lava Jato para administrar os R$ 2,5 bilhões provenientes de acordos de leniência e delação premiada.

Repasse
O governo federal anunciou o repasse de R$ 65,2 milhões para reduzir as filas de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas aos paranaenses, prorrogando também por mais um ano o prazo para a execução do programa nacional que permite acelerar a fila desses procedimentos pelo SUS.

Na liderança
Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União Brasil) e Eduardo Pimentel (PSD) que estão empatados na disputa pela prefeitura de Curitiba em 2024. O deputado federal Beto Richa (PSDB) também está na disputa. Aos números: Ducci (16,2%), Ney (16%), Neto (13,5%) e Eduardo (12,5%). Como a margem de erro é de 3,4%, todos estão empatados.

Feriado
A Rodoviária de Curitiba prevê 84 mil embarques para o feriado de Natal. O volume é 10% superior aos 76.214 passageiros registrados no mesmo período do ano passado. O fluxo de pessoas embarcando no terminal cresceu a partir deste domingo (17) com 12 mil embarques em 400 ônibus.

Doutor Lula
O conselho universitário da UTFPR aprovou a concessão do título Doutor Honoris Causa para o presidente Lula (PT). Lula, em 2003, criou a UTFPR, incorporando a estrutura do Cefet-PR. Hoje, a universidade tem  campi em 20 cidades do Paraná com 33 mil estudantes matriculados em 127 cursos de graduação e pós-graduação.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM