Pedágio do Paraná, Atividades econômicas e População idosa

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior, sábado, 28 de outubro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Ponte de Guaratuba
Esta sexta-feira, 27 de outubro, marca o início da construção da ponte de ligação entre Guaratuba e Matinhos, uma obra histórica esperada há mais de 30 anos e que finalmente promoverá a plena interligação do Litoral do Paraná. O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução.

Aeroportos industriais
A deputada estadual Maria Victoria (PP) apresentou um projeto de lei para incentivar a instalação de aeroportos industriais no Estado do Paraná. “O PRÓ-AÉREO é uma inovação no setor logístico que queremos implantar no Paraná. Aproveitar a infraestrutura das áreas e dos entornos dos aeroportos paranaenses para consolidar pólos regionais de desenvolvimento no Estado”, afirma Maria Victoria.

São elas
Segundo o Censo Demográfico de 2022, as mulheres são, pela primeira vez em cinco décadas, maioria em todas as grandes regiões do Brasil. No Paraná elas são 51,3% da população de 11.444.380 pessoas. Ou seja, elas totalizam 5.867.030. No Brasil, a população feminina representa 51,5% do total. Homens são 48,5% conforme o IBGE.

População idosa
A população idosa do Paraná também aumentou, chegando a 11,3%, maior número dos últimos 40 anos. A população idosa, com 65 anos ou mais, fica estimada, portanto, em mais de 1,2 milhão de pessoas. O município com maior índice de envelhecimento do Paraná é Rancho Alegre (123,6%); o com menor índice é Fazenda Rio Grande (22,1%).

Pedágio do Paraná
Leilão dos lotes 3 e 6 do novo pedágio do Paraná devem ocorrer no segundo semestre de 2024. A previsão foi definida em reunião entre o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O lote 3 contempla 561,97 quilômetros de rodovias entre Londrina e Ponta Grossa. O lote 6 abrange 662,18 quilômetros de vias entre Pato Branco, Cascavel e Guarapuava.

Luz dos Pinhais
A prefeitura de Curitiba divulgou a programação de Natal da Capital paranaense – Luz dos Pinhais 2023 terá 47 dias de festividades com mais de 100 atrações gratuitas. A programação começa no dia 22 de novembro e termina no dia 7 de janeiro de 2024. A expectativa de público é de 1 milhão de pessoas, de acordo com a prefeitura. A programação detalhada está disponível no site da prefeitura.

Jovem Aprendiz
A OneSubsea e o Senai Paraná abriram nesta quinta-feira (26) inscrições para a 2ª edição do Programa Jovem Aprendiz OneSubsea exclusivo para mulheres na manufatura. O objetivo da iniciativa é proporcionar o desenvolvimento teórico e prático de 20 jovens mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuarem na fábrica da multinacional em São José dos Pinhais (PR).

Atendendo
Durante a Assembleia Itinerante realizada em Irati, deputados anunciaram o início do atendimento na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati. Essa foi uma das principais reivindicações da região. O governo estadual, por meio do secretário da Saúde, Beto Preto, divulgou ainda a liberação de R$ 4,8 milhões para serviços de atendimento na unidade.

Baixo risco
O Paraná saltou de último para o segundo lugar no Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e Licenças, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, divulgado pelo governo federal. O ranking fornece indicadores relativos às atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças nos estados e municípios, para atividades consideradas de baixo risco.

Atividades econômicas
O relatório do 3º trimestre de 2023 aponta que o Paraná passou a contar com 771 atividades econômicas, consideradas de baixo risco, o que garantiu a nova posição do Estado no ranking. O relatório aponta ainda os municípios brasileiros com mais dispensas, com destaque para Pinhalzinho (SC) com 1.129 atividades, e Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, com mais de 700 atividades econômicas dispensadas.

Bolsonaro em Curitiba
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado para o dia 2 de dezembro em Curitiba para filiação de lideranças ao PL e de um encontro da Direita no Paraná.

Ratinho no Zicosur
O governador Ratinho Júnior (PSD) foi eleito para um mandato de dois anos presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). O grupo reúne 71 estados, províncias e distritos de sete países do continente e objetiva fortalecer a integração regional. A Zicosur reúne estados e províncias da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. No Brasil, além do Paraná, participam do grupo os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.