No dia 21 de outubro, o auditório da Descomplica UniAmérica será palco do lançamento do livro Arquétipo Lolita. O evento terá início às 19h30 e será livre para estudantes e interessados no tema.
Com autoria do jornalista e pesquisador Deivide Sacramento, o livro investiga a construção e representação da “menina-mulher” dentro da indústria cultural. O símbolo mescla inocência e sedução precoce nas produções.
Assim, a obra analisa a gênese literária do arquétipo, seu significado na cultura de massa e os impactos na objetificação feminina. O estudo é em conformidade com pensadores como Jung, Beauvoir, Bourdieu e Adorno. Um dos exemplos mais emblemáticos é o da cantora Britney Spears, mas a publicação vai além: mostra os mecanismos que transformam corpos jovens em mercado e em mito.
Arquétipo Lolita é um convite à reflexão crítica sobre os estereótipos de gênero e a imagem da mulher na sociedade. É uma leitura essencial para entender como a indústria cultural reforça padrões e, consequentemente, perpetua estruturas de controle social e econômico.

Deivide Sacramento
Jornalista, escritor e pesquisador baiano, de Salvador. Sacramento tem uma trajetória acadêmica marcada pelo interesse na indústria cultural, cenário urbano, jornalismo literário e estudos sobre a América Latina. Transita entre a prática jornalística e a pesquisa acadêmica com fluidez, investigando a construção dos sentidos na cultura contemporânea.