Organizadora do livro Propósito de Vida da Pessoa Idosa, a professora doutora Cristina Ribeiro, de Foz do Iguaçu, ganhou o prêmio Jabuti Acadêmico. O anúncio foi feito na noite de terça-feira, 5, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Publicado pela Summus Editorial, a obra reúne 14 textos escritos por profissionais de diferentes especialidades no trabalho com pessoas idosas.
O livro foi premiado no eixo Ciência e Cultura, na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
Além de Cristina, a publicação tem textos de outros dois autores de Foz do Iguaçu: o terapeuta ocupacional Tiago Ribeiro da Silva, irmão dela, e a fisioterapeuta Jéssica Ketelin Marques da Silva.
Tiago é autor do capítulo Atuação da Terapia Ocupacional, escrito com Andressa Choudur. Já Jéssica escreveu o capítulo Comunidade e Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a própria Cristina e Rubens Guimarães Mendonça.
Segundo Cristina, receber o Jabuti representa uma conquista importante para a gerontologia. A premiação, diz, confere maior destaque e relevância às temáticas do envelhecimento, do propósito e da pessoa idosa.

Propósito de vida é fundamental aos idosos
O livro trata de um assunto emergente para a sociedade: a longevidade e suas implicações. Também discorre sobre a velhice e a premissa de que o propósito de vida é um componente fundamental a um envelhecimento ativo e saudável.
A obra está dividida em quatro partes: Conceito de Propósito de Vida da Pessoa Idosa; Abordagem Multidisciplinar do Propósito de Vida; Propósito de Vida da Pessoa Idosa em Diferentes Contextos; e Tópicos Especiais.

De caráter multidisciplinar, o livro traz uma escala para avaliar o propósito de vida da pessoa idosa no Brasil, sendo acrescido com filmografia.
Os capítulos foram escritos por profissionais de nutrição, educação física, psicologia, jornalismo, musicoterapia e enfermagem.
Fisioterapeuta formada há 22 anos, Cristina Cristóvão Ribeiro é doutora em Gerontologia pela Unicamp. Professora há 18 anos, é pesquisadora convidada da Universidade de Minho, em Braga, Portugal.
Especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerentologia – ABRAFIGE/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, ela também é presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Paraná – SBGG.
Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico tem o objetivo de valorizar as produções acadêmicas, científicas e profissionais do Brasil.
Leia também: Duas escritoras de Foz estão na final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 –