Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Autora de Foz ganha Jabuti com livro sobre propósito de vida das pessoas idosas

Cultura

Prêmio Editorial

Autora de Foz ganha Jabuti com livro sobre propósito de vida das pessoas idosas

Anúncio foi feito em São Paulo nessa terça-feira; outros dois autores locais escreveram capítulos para a obra

3 min de leitura
Autora de Foz ganha Jabuti com livro sobre propósito de vida das pessoas idosas
O livro foi premiado no eixo Ciência e Cultura, na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Foto: Cláudia Cristovão/Divulgação
Publicidade

Organizadora do livro Propósito de Vida da Pessoa Idosa, a professora doutora Cristina Ribeiro, de Foz do Iguaçu, ganhou o prêmio Jabuti Acadêmico. O anúncio foi feito na noite de terça-feira, 5, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Publicado pela Summus Editorial, a obra reúne 14 textos escritos por profissionais de diferentes especialidades no trabalho com pessoas idosas.

Publicidade

O livro foi premiado no eixo Ciência e Cultura, na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Além de Cristina, a publicação tem textos de outros dois autores de Foz do Iguaçu: o terapeuta ocupacional Tiago Ribeiro da Silva, irmão dela, e a fisioterapeuta Jéssica Ketelin Marques da Silva.

Tiago é autor do capítulo Atuação da Terapia Ocupacional, escrito com Andressa Choudur. Já Jéssica escreveu o capítulo Comunidade e Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a própria Cristina e Rubens Guimarães Mendonça.   

Publicidade

Segundo Cristina, receber o Jabuti representa uma conquista importante para a gerontologia. A premiação, diz, confere maior destaque e relevância às temáticas do envelhecimento, do propósito e da pessoa idosa.

jabuti acadêmico
A obra reúne 14 textos escritos por profissionais de diferentes especialidades no trabalho com pessoas idosas. Foto: Cláudia Cristovão/Divulgação

Propósito de vida é fundamental aos idosos

O livro trata de um assunto emergente para a sociedade: a longevidade e suas implicações. Também discorre sobre a velhice e a premissa de que o propósito de vida é um componente fundamental a um envelhecimento ativo e saudável.

Publicidade

A obra está dividida em quatro partes: Conceito de Propósito de Vida da Pessoa Idosa; Abordagem Multidisciplinar do Propósito de Vida; Propósito de Vida da Pessoa Idosa em Diferentes Contextos; e Tópicos Especiais.

propósito de vida jabuti
Propósito de vida é fundamental aos idosos. Foto: Cláudia Cristovão/Divulgação

De caráter multidisciplinar, o livro traz uma escala para avaliar o propósito de vida da pessoa idosa no Brasil, sendo acrescido com filmografia.

Os capítulos foram escritos por profissionais de nutrição, educação física, psicologia, jornalismo, musicoterapia e enfermagem.

Fisioterapeuta formada há 22 anos, Cristina Cristóvão Ribeiro é doutora em Gerontologia pela Unicamp. Professora há 18 anos, é pesquisadora convidada da Universidade de Minho, em Braga, Portugal.

Especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerentologia – ABRAFIGE/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, ela também é presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Paraná – SBGG.

Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico tem o objetivo de valorizar as produções acadêmicas, científicas e profissionais do Brasil.

Leia também: Duas escritoras de Foz estão na final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 –

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

Deixe um comentário