Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Cultura » Em encontro, xeique que traduziu Alcorão diz aos jovens para apostarem na educação

Cultura

Islamismo

Em encontro, xeique que traduziu Alcorão diz aos jovens para apostarem na educação

Considerado sábio entre os muçulmanos, líder islâmico de Moçambique proferiu palestra na mesquita de Foz do Iguaçu, situada no Jardim Central

3 min de leitura
Em encontro, xeique que traduziu Alcorão diz aos jovens para apostarem na educação
Sheik Aminuddin Muhammad no centro da mesa. Foto: Marcos Labanca

Presidente do Conselho das Religiões de Moçambique, o xeique Aminuddin Muhammad esteve domingo, 30, na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, no Jardim Central, em Foz do Iguaçu, onde proferiu uma palestra com o tema “Diálogo inter-religioso: a edificação da personalidade, a modernização e a ocidentalização”.

Leia também: Mesquita de Foz lança novo jornal e amplia presença digital

Publicidade

Responsável pela tradução do Alcorão ao português, distribuído na mesquita, e visto como um sábio entre os muçulmanos, o líder islâmico disse que a vinda para Foz do Iguaçu está ligada à relação histórica entre os países falantes da língua portuguesa.

Segundo o xeique, o grande desafio dos dias atuais é a educação. “O homem educado pode enfrentar os desafios da melhor forma em relação a um que não é educado, é ignorante”, frisou.

Ele enfatizou aos jovens que apostem na educação, a qual considera uma base fundamental para o bem-estar do muçulmano. “Investir na educação é muito superior que outros rituais.” 

Para o líder religioso, é preciso investir na edificação de colégios e universidades, porque são necessários médicos e engenheiros para andar de mãos dadas com a religião. 

vista_mesquista
O encontro ocorreu na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, no Jardim Central. Foto: Marcos Labanca

O encontro contou com a presença do professor Júlio Moreira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). De acordo com ele, o diálogo inter-religioso é um espaço não só espiritual, mas também de convivência. “Muitas vezes, a distância que as pessoas têm de uma religião alheia a sua vem de um preconceito disseminado.”

Comitiva acompanha xeique

Também participaram do encontro o xeique Ahmad Ussen, presidente do Comitê do Hajj de Moçambique; e o xeique Yunus, diretor da Rádio a Voz do Islam.

A comitiva ainda teve a presença do presidente da Mesquista Muhammad de Maputo, Moçambique, Calu Omar; do diretor do Colégio Feminino da Katembe, em Moçambique, Isac Omar; do presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faisal Sidat; e do presidente da Visão Islâmica de Moçambique, Rahman Hafejje, diretor do Colégio Masculino Maimuna.

encontro_inter-religioso
O encontro reuniu muçulmanos da fronteira. Foto: Marcos Labanca

A delegação foi recebida pelo presidente do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu (CCBI), Mohamed Beha Rahal; pelo membro da diretoria Marwan Tarabaine; e por Samia Shalaby, responsável por mediar o debate e guiar os visitantes em um tour na mesquita.

Para o presidente do CCBI, Mohamed Beha, o evento foi uma oportunidade de encontro em que a fé, a cultura e a razão caminharam lado a lado em busca de entendimento. “O diálogo inter-religioso é uma ponte de respeito capaz de aproximar as pessoas e fortalecer a convivência harmoniosa entre diferentes tradições.”

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br