Música, livros e arte: evento movimenta cultura na fronteira

Encontro de Escritores do Mercosul terá feira do livro e apresentações em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

Apoie! Siga-nos no Google News

Nesta sexta-feira, 13, terá início o XXIII Encontro de Escritores do Mercosul, que trará uma série de eventos para a região trinacional, incluindo a IV Feira Internacional do Livro de Puerto Iguazú e o XIV Encontro de Produtores Culturais. As atividades ocorrerão na Aripuca e no Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, bem como no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Leia também:
Conheça o Museu Municipal El Mensú, de Ciudad del Este
Definida a data para a Feira do Livro 2023 em Foz do Iguaçu

Neste ano, o tema do evento é El Mensú – Tributo a Ramon Ayala, músico, poeta, cantor, compositor e artista plástico da província de Misiones. Bastante conhecido na Argentina, Ayala é autor de diversas canções, a exemplo de “El Mensú” e “Canção do Iguaçu”.

Organizador do evento, Eduardo Galeano diz que Ayala, hoje com 96 anos, é considerado embaixador cultural da província de Misiones. Já o El Mensú é o personagem que trabalhava na selva, extraindo madeira e erva-mate, com presença marcante na Argentina e Brasil e inspirou Ayala a compor a música de mesmo nome.

A abertura do evento está marcada para dia 13, às 8h15, na Aripuca, em Puerto Iguazú. Nesse dia, a programação segue até 19h com uma série de atividades, incluindo palestras, apresentação de livros, vídeos e mostra de fotografia.

No sábado, o evento será realizado no auditório do Parque Nacional do Iguaçu, a partir das 8h15, e no domingo, no Parque Nacional Iguazú, na Argentina. O evento terminará na segunda com um city tour pela cidade de Puerto Iguazú.

Bastante variadas, as atividades vão envolver paraguaios, brasileiros e argentinos. Estarão presentes artistas, professores, escritores e representantes das comunidades indígenas da região.

Na vasta programação ainda está prevista apresentação do Balé Municipal de Presidente Franco e da Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, show de harpa, lançamento de livros e conferências de professores da Unila e da Universidade Estadual de Maringá.

Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 54 9 3757  415076 com Eduardo Galeano. O custo fica restrito ao ingresso aos locais: Aripuca e parques argentino e brasileiro. A programação completa pode ser acessada no Facebook de Eduardo Alfredo Galeano: https://www.facebook.com/eduardoalfredo.galeano/

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.