O 3 Margens Festival Latino-Americano de Cinema iniciou sua mostra competitiva em Foz do Iguaçu com grande sucesso de público. Mesmo sob a chuva intensa que atingiu a cidade no sábado, 1.º, o auditório do Sesc/Foz ficou lotado para as primeiras sessões do evento.
Na abertura, o público conferiu as mostras Venas Abiertas e Entre Rios, sendo:
- Venas Abiertas: exibiu curtas de toda a América Latina, destacando obras com temas emergentes, utilizando linguagens experimentais e inclassificáveis; e
- Entre Rios: também competitiva, os filmes destacaram produções de realizadores da região trinacional, que inclui o Paraná (Brasil), Misiones (Argentina) e Paraguai, reafirmando o compromisso do festival com o cinema produzido na geografia fronteiriça.
Curtas latinos
Já no domingo, 2, público pôde conferir a mostra competitiva Afluentes, dedicada exclusivamente a curtas latino-americanos. A programação seguiu no Sesc, com entrada gratuita.
“A comunidade tem a oportunidade de assistir às obras e participar da votação popular”, reforça Karin Schossler, produtora e uma das organizadoras do 3 Margens Festival. “É importante lembrar que as exibições são únicas. O convite é aberto a todos que desejam vivenciar mais uma noite de cinema latino-americano.”
Sessão dupla no Paraguai
As exibições que estavam programadas para 31 de outubro, no Paraguai, precisaram ser transferidas devido a motivos técnicos alheios à organização. A equipe do festival detectou um erro no código de acesso enviado pela distribuidora internacional durante os testes de projeção, o que impediu a reprodução do filme.
Assim, a sessão em Ciudad del Este será nesta terça-feira, 4, no Cine Zone (Shopping Paris). A programação especial no Paraguai incluirá dois grandes destaques do cinema brasileiro contemporâneo:
- Samba Infinito: curta-metragem de Leonardo Martinelli que estreou mundialmente na Semaine de la Critique do Festival de Cannes 2025. Conta com participações de Camila Pitanga e Gilberto Gil e foi premiado com três Kikitos em Gramado;
- O Agente Secreto: drama e história com Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido no elenco, o novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho foi o vencedor de prêmios importantes em Cannes, incluindo Melhor Diretor, Interpretação Masculina (para Wagner Moura), Fipresci e Prix des Cinémas d’Art et Essai.
Para as projeções, a recepção cultural no Paraguai terá início às 19h, seguida pela sessão de filmes às 19h30. Para facilitar o acesso, haverá transporte gratuito com saída do Jardim Universitário da Unila, às 17h30, passando pelo Campus Integração e Bosque Guarani, e retorno após o bate-papo pós-sessão.
Festival segue para a Argentina
Na sequência da programação, o festival atravessará o Rio Iguaçu rumo a Puerto Iguazú, na Argentina. Em La Cabaña de los Muñecos, o público poderá conferir as mostras Veias Abertas e Universitária a partir das 19h.
O ônibus para a Argentina sairá do Jardim Universitário da Unila às 17h, com parada no Campus Integração e Bosque Guarani às 17h40, e retorno previsto para 23h50.
Para informações detalhadas sobre ingressos, transporte gratuito e programação atualizada, acesse o site oficial — festival3margens.com — ou acompanhe a conta https://www.instagram.com/3margensfestival/@3margensfestival nas redes sociais.
(Com informações da assessoria)


