Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Músicos de Foz abrem nesta segunda série de shows pelos 30 anos do Teatro Barracão

Cultura

Músicos de Foz abrem nesta segunda série de shows pelos 30 anos do Teatro Barracão

De graça, apresentações para a comunidade serão todas as segundas-feiras de abril, a partir das 20h, com repertório de música latino-americana e participação de convidado; leia o texto, assista à entrevista.

3 min de leitura
Músicos de Foz abrem nesta segunda série de shows pelos 30 anos do Teatro Barracão
Pingo e Spartaco em entrevista no programa Marco Zero - Foto: Marcelo Oliveira/Rádio Clube FM
Publicidade

De graça, apresentações para a comunidade serão todas as segundas-feiras de abril, a partir das 20h, com repertório de música latino-americana e participação de convidado; leia o texto, assista à entrevista.

Presenças constantes nos palcos e na cena cultural iguaçuense, os músicos Jaime “Pingo” Schlogel e Spartaco Avelar abrem nesta segunda-feira, 4, às 20h, uma série de quatro shows gratuitos em homenagem aos 30 anos do Teatro Municipal Otília Schimmelpfeng, o Barracão. O público deve contribuir doando um quilo de alimento, para a Ocupação Bubas.

Publicidade

Assista à entrevista no programa Marco Zero:

A cada espetáculo, Pingo e Spartaco, no violão e percussão, apresentam um repertório de música popular latino-americana instrumental e, na segunda parte da apresentação, recebem um músico convidado. Para a abertura quem comparece é o violonista Renato Fumê, com seu inconfundível repertório que passeia por .

Os demais convidados comporão a programação com gêneros que vão do choro ao flamenco, com Julio dos Santos, clarinetista (dia 11), William Nunes, violonista (dia 18) e Fábio del Antônio, flautista (25). O evento independente é realizado com o apoio do Centro de Cultura Popular, Casa do Teatro e Centro de Direitos Humanos e Memória Popular.

Além de violonista, Pingo assina a produção dos shows – Foto: Marcelo Oliveira

“Tenho muito carinho pelo Teatro Barracão, que frequento desde a adolescência, me criei lá”, revela Pingo. “Eu tenho um projeto de música latino-americana, e o Spartaco está fazendo mestrado sobre a música na cidade. Decidimos juntar os projetos, chamar amigos e fazer uma homenagem, uma dedicação nossa ao teatro”, conta o músico, que assina a concepção e direção do show.

Publicidade

Leia também: Iguaçuense promove passeio pela música latino-americana com violão popular

“Meu tema de mestrado é a música iguaçuense e da América Latina. No pré-projeto, falei um pouco do Teatro Barracão”, contextualiza Spartaco Avelar. “Então eu ‘me convidei’ para participar do projeto com Pingo, porque a música do continente me fascina”, contextualiza o artista, que em abril completa 40 anos de atuação profissional em música.

Publicidade
Nos shows, Spartaco Avelar irá tocar percussão – Foto: Marcelo Oliveira

Três décadas de histórias

O Teatro Barracão foi inaugurado em 1992, sendo palco de formação e apresentação de parte considerável dos artistas iguaçuenses. Após alguns anos fechado, em 2010 um grupo de artistas e produtores culturais assumiu a gestão comunitária e colaborativa do espaço. Na ocasião, lançaram a campanha “Fome de Cultura”, que vendeu pizza para arrecadar recursos usados em melhorias no teatro.

O artista Lalan colaborou com seu talento produzindo uma arte exclusiva – Foto: Reprodução
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Os comentários estão encerrado.