
A entrada de Foz do Iguaçu está às escuras em vários trechos da BR-277, devido a falhas na iluminação. O novo sistema de LED foi implantado e concluído recentemente, em meados de setembro do ano passado.
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O leitor que fez a reclamação trabalha em Três Lagoas e mora no centro, utilizando a via todos os dias. A reportagem percorreu a extensão urbana da rodovia, registrando os principais pontos em que a iluminação é falha, ouvindo profissionais do comércio e do turismo, bem como caminhoneiros.
Os problemas verificados pelo H2FOZ são maiores na região do Portal da Foz e no viaduto da BR-277 com a Costa e Silva. Igualmente, falta iluminação na área próxima ao Porto Seco, onde motoristas de transporte de cargas permanecem por longos períodos estacionados.
BR-277 às escuras
O “bem-vindo a Foz do Iguaçu” noturno se dá no escuro. Pouco à frente da passarela da rodovia, no Portal da Foz, há cerca de dez postes em sequência sem iluminação, localizados no canteiro central da pista.

No Viaduto Lyrio Bortoli, da BR-277 com a Costa e Silva, cerca da metade da iluminação não está funcionando em uma das pistas. E, antes dessa passagem elevada, na faixa direita em direção à saída da cidade, próximo a um supermercado, os motoristas também se deparam com iluminação precária.

Nesse mesmo sentido da rodovia, entre o viaduto da Avenida Paraná e o Porto Seco, praticamente não há iluminação. As primeiras luminárias em funcionamento surgem mais à frente, apenas nos postes do canteiro da rodovia.

No local, caminhoneiros passam horas e até atravessam a noite para procedimentos na unidade aduaneira. O problema eleva a insegurança, disse um motorista brasileiro que mora em Santa Rita, no Paraguai, e que faz a rota fronteiriça frequentemente.
Manutenção seria das prefeituras
A nova iluminação da BR-277 foi concluída perto de setembro de 2024. O serviço, no perímetro urbano da rodovia em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), com recursos de R$ 8,8 milhões, da Itaipu Binacional.
Conforme anunciado pelo órgão, a conservação da iluminação seria responsabilidade das prefeituras até que a nova concessionária assumisse o pedágio na BR-277, sem especificar em que consistiria tal serviço. Somente neste mês, a EPR Iguaçu iniciou a gestão da rodovia na região, o que inclui atendimento e manutenção viária.
O que diz a concessionária
A reportagem questionou a EPR Iguaçu quanto à previsão de serviços de reparo e manutenção da iluminação na BR-277 em Foz do Iguaçu, bem como se há prazos. A empresa afirmou que realiza, em 662 quilômetros de rodovias do Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná, o levantamento de todos os pontos de iluminação que demandam intervenção.
“Passada essa fase, será elaborado um cronograma para as intervenções”, expôs. “O prazo contratual para que as demandas relacionadas a melhorias no sistema de iluminação sejam concluídas em todo o trecho é de doze meses”, posicionou-se a EPR Iguaçu, por meio da assessoria.
A concessionária pontuou, ainda, que neste primeiro momento, após assumir o trecho concedido, em 8 de maio, realiza os trabalhos pré-iniciais, previstos no contrato. Essas atividades “são substanciais para garantir a segurança do usuário que trafega pelo trecho de concessão. Há equipes trabalhando em diversas frentes para garantir a requalificação das rodovias, especialmente com obras de pavimentação, drenagem, roçada e sinalização”, concluiu.