Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Na fila para consulta, mais uma vez neste ano, idoso reclama da saúde em Foz

Diga aí

Na fila para consulta, mais uma vez neste ano, idoso reclama da saúde em Foz

O aposentado aguarda para ser atendido por nefrologista; prefeitura diz que consulta sai em 15 dias.

3 min de leitura
Na fila para consulta, mais uma vez neste ano, idoso reclama da saúde em Foz
Consultas são realizadas nas únidades básicas. Tratamento pode evitar internações no Municipal, hospital público de Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca
Publicidade

O aposentado aguarda para ser atendido por nefrologista; prefeitura diz que consulta sai em 15 dias.

Ser idoso e ter o pedido de urgência registrado pelo médico não foi o suficiente para Gualberto Cuenca escapar da fila para consulta com especialista na saúde pública de Foz do Iguaçu. E não é a primeira vez neste ano.

Publicidade

O aposentado aguarda para ser atendido por um médico nefrologista. Ele relata que a indicação para a especialidade data de fevereiro deste ano, mas “no posto não encaminharam antes”. O idoso afirma que entrou no agendamento no final da primeira quinzena de maio; no dia 31, a unidade básica de saúde do Morumbi II ressaltou a prioridade de idoso e a urgência, informa. Dia 31 é data de entrada formal na fila.

“Sem resposta”, conta o aposentado, de 71 anos, sobre a sua última verificação para ser atendido. “No dia 10 de agosto, o cardiologista voltou a reiterar a urgência da consulta com nefrologista. A resposta: ‘Tem que aguardar’. Tenho toda a documentação em mãos”, frisa Gualberto Cuenca.

No último mês de maio, o H2FOZ já tinha noticiado a sua espera por outras duas especialidades, de ortopedia e urologia. Na ocasião, ele reclamou que a prioridade para idoso não era cumprida pela saúde pública iguaçuense e que se sentia violado em seus direitos (leia a matéria da época).

Publicidade

Agora, com a nova espera na fila invisível, eletrônica, indignou-se por não ter obtido o atendimento com o nefrologista até o momento. “Na saúde de Foz do Iguaçu, o único de rosa é o nome da secretária”, declarou, fazendo alusão à titular da pasta, Rosa Jerônimo.

“Não é melhor e mais barato prevenir do que pagar custo caro para tratamentos de hemodiálises e outros? Até quando vamos seguir desse jeito?”, questionou. O idoso também disse ficar com raiva ao ver a prefeitura pagar publicidade. “A melhor propaganda é fazer uso do dinheiro contratando mais profissionais e insumos”, sugeriu. Gualberto Cuenca.

Publicidade

O que diz a secretaria

Por meio da assessoria, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu informou que Gualberto Cuenca está na posição 52 da fila da nefrologia, “com prioridade clínica e por lei”. Para esse atendimento, com as mesmas prioridades, são 89 usuários aguardando.

“Considerando a duplicidade de solicitação de prioridade nesta fila, a previsão de agendamento é de 15 dias”, relatou a secretaria.

“A fila geral de usuários aguardando para esta especialidade até a presente data [17 de agosto] é de 182, sendo o primeiro com entrada na fila em 29 de abril de 2021”, completou.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos