Rio urbano que corta Foz do Iguaçu agoniza com lixo e poluição

O Rio Boicy, próximo à Avenida Mário Filho, sofre com descarte irregular e queima de material em suas margens; prefeitura afirma que fará limpeza.

Rio urbano que corta Foz do Iguaçu, o Boicy agoniza com lixo e poluição, em seu percurso próximo à Avenida Mário Filho, entre o Morumbi e o Portal da Foz. Além de descarte irregular, materiais são queimados nas suas margens, afetando toda a paisagem natural.

DIGA AÍ  canal direto do morador com o portal, que pode enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu. O acesso é a um clique, no WhatsApp: (45) 99828-6840.

O H2FOZ foi chamado para verificar as condições do local, após matéria em que moradores denunciaram o despejo de produto nas nascentes do Rio Boicy, causando a morte de centenas de peixes. Os órgãos ambientais estão apurando esse crime ambiental.

Nas margens do rio, junto à Avenida Mário Filho, no lado direito (sentido bairro–BR-277), foi ateado fogo em uma grande quantidade de material. Além de queimar parte da vegetação, afetando árvores, por exemplo, as sobras caem na água.

Nesse ponto, o rio se resume a uma fina corrente de água em meio ao lixo, de plásticos e papéis a pneus. E muito lixo em seu entorno, impactando a mata ciliar, inclusive restos de materiais de construção.

Rio urbano

A reportagem questionou a prefeitura se há ação de limpeza prevista no local, da parte do poder público, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E se há iniciativa voltada para a conscientização dos moradores da localidade.

Em resposta, a administração disse que a limpeza da área no entorno do Rio Boicy, próximo à Avenida Mário Filho, já está na programação das equipes e deve ser executada nos próximos dias. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente.

E agregou a informação de que a secretaria “está realizando uma série de ações pontuais na rede hidrográfica do município, que incluem a remoção de resíduos descartados irregularmente em rios, córregos e nascentes”. E também “atividades de sensibilização ambiental para prevenir esses crimes e promover a preservação do meio ambiente”.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.