Talvez, no seu jardim, você tenha exemplares de avenca, planta amplamente utilizada com fins decorativos e medicinais. Com variedades nativas de várias partes do mundo (inclusive do Brasil), a espécie dá um grande exemplo de adaptação e resiliência.
Veja também:
Conheça a guajuvira, a espetacular árvore das sementes voadoras
Parente das samambaias, a avenca (Adiantum spp) tem como caraterística suas folhinhas, com formato bem conhecido. Em muitos lugares, a planta ornamenta muros de igrejas e áreas de grutas, pois prefere o contato com a sombra e a umidade.
De acordo com o ambientalista Francisco Amarilla, as espécies de avencas nativas do continente sul-americano fazem parte da medicina dos povos tradicionais.
“As parteiras indígenas fazem um chá quando nasce a criança e lavam o cordão umbilical com avenca, para evitar infecção”, explica.
Outra curiosidade apontada por Amarilla tem a ver com a reprodução da planta. Conforme o apresentador, a avenca utiliza esporos para espalhar sua genética, por não produzir flores ou frutos. Os esporos ficam grudados junto às folhas.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Neste semestre, dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse da avenca? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!

