No segundo vídeo do Circuito São João (clique aqui para conferir o primeiro), o ambientalista Francisco Amarilla revela novas maravilhas do Parque Nacional do Iguaçu.
Veja também:
Pedale pela Ciclovia das Cataratas, novo atrativo de Foz do Iguaçu
Aberta recentemente, a trilha tem 1,9 mil metros de extensão, com dificuldade considerada moderada e tempo estimado de 80 minutos. Conforme a concessionária Urbia Cataratas, o acesso já está incluído no valor da entrada no parque.
O Circuito São João acompanha o Rio São João até as imediações da antiga usina, permitindo conhecer não só a natureza, mas a história da unidade de conservação.
A primeira parada de Amarilla no vídeo desta semana ocorre em frente a uma grande rocha basáltica, aflorada em meio à mata. “Olha como a natureza nos presenteia, que coisa linda a gente achou, esse paredão de pedras basálticas”, celebra.
As rochas escuras presentes nas Cataratas do Iguaçu e ao longo do Circuito São João têm origem vulcânica. De acordo com Amarilla, cada uma das camadas, chamadas de escadas, representa uma época geológica do planeta Terra.
O apresentador mostra, ademais, vestígios das primeiras construções de pedra no interior do Parque Nacional do Iguaçu, feitas por funcionários. “Túnel do tempo”, compara.
O Circuito São João ainda revela surpresas como um exemplar de guajuvira. Pelo tamanho, conforme os cálculos de Amarilla, a árvore pode ter centenas de anos.
Circuito São João e muito mais
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Recentemente, outros dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse do Circuito São João? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!