
Planta autóctone do continente americano, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) tem múltiplos usos na cultura popular, da culinária à medicina tradicional.
Veja também:
Assista a construção de um ninho de joão-de-barro (vídeo)
Na nova edição do quadro É da Vida, o ambientalista Francisco Amarilla mostra um exemplar em plena área central de Foz do Iguaçu. A planta atrai uma grande quantidade de insetos polinizadores, como as abelhas (exóticas ou nativas).
Amarilla explica que a ora-pro-nóbis integra o ramo das trepadeiras e pega carona em outras espécies para ter mais acesso à luz solar. A planta exibida no vídeo, por exemplo, está associada a um pinheiro, escalando tronco acima.
Outra curiosidade tem a ver com o nome ora-pro-nóbis, expressão que significa, em latim, “rogai por nós”. Em muitas igrejas de Minas Gerais, a trepadeira formava cercas vivas ao redor dos templos, aproveitadas pelos fiéis para a extração de folhas e flores.
A planta possui alto teor de componentes como ferro e auxilia, conforme a sabedoria popular, no tratamento de doenças como a anemia. Além disso, está associada a benefícios como o bom funcionamento do intestino.
Suplementos à base de ora-pro-nóbis
Nos últimos anos, suplementos alimentares à base de ora-pro-nóbis ganharam destaque em lojas de produtos naturais em todo o país.
No mês de abril, contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização dos produtos. De acordo com a Anvisa, tais suplementos careciam de autorização para venda (clique aqui para saber mais).
Apoio do Parque das Aves
Produzido pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio do Parque das Aves. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Já para conferir receitas com ora-pro-nóbis, de sucos a massas e saladas, clique aqui.