Primavera chegando, um pássaro emblemático ganha destaque no céu da fronteira: o tesourinha (Tyrannus savana), conhecido principalmente por sua característica cauda partida em duas.
Veja também:
Confira o espetáculo das flores do ipê-amarelo em Foz do Iguaçu
Em suas andanças pelos bairros de Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla e o repórter cinematográfico Marcos Labanca avistaram um exemplar da espécie.
Amarilla ressalta a bravura do tesourinha, que tem comportamento territorial e encara de igual para igual pássaros maiores que ameaçam seus ninhos.
“Ele põe para correr gavião, bem-te-vi. Se entrou no território dele, vai dar quebra pau”, descreve o ambientalista.
Amarilla informa, ademais, que o tesourinha tem um nome específico em língua guarani: tuguái jetapa, que significa algo como “rabo de tesoura”.
Além disso, o pássaro costuma migrar em determinadas épocas do ano, passando em bandos pela região trinacional, geralmente, entre os meses de setembro e outubro.
De acordo com os biólogos, o tesourinha tem papel importante na dispersão das sementes dos frutos que consome, contribuindo para o florescimento de vários biomas brasileiros.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Neste semestre, dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse do tesourinha? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!