Em suas andanças pelos bairros de Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou, nesta semana, exemplares de cana-de-açúcar.
Veja também:
Conheça uma polivalente e colorida flor chamada primavera
Originária do Sul da Ásia e do Oceano Pacífico, a cana chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses no século 16. Nos primórdios da exploração econômica do país, a planta figurava entre os principais itens enviados ao continente europeu.
Atualmente, a cana-de-açúcar alimenta indústrias como a do etanol, combustível aprimorado por pesquisadores brasileiros a partir da década de 1970. O Brasil segue na liderança mundial do cultivo. Em seguida, aparecem Índia, China e Tailândia.
Na cultura popular, a planta está associada a delícias como o caldo de cana, encontrado em várias esquinas de Foz do Iguaçu. logo
No vídeo desta semana, Amarilla percorre o ciclo completo, do exemplar ainda na roça até o moedor que dá origem à “garapa”.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. A agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike também estão no time de apoiadores do quadro.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse da cana-de-açúcar? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos! contudo

