Conhece a flor-de-cera, planta ornamental originária de locais como a Ásia e a Austrália? Usada na ornamentação de jardins de diferentes tamanhos e configurações, a espécie tem admiradores também na cidade de Foz do Iguaçu.
Veja também:
Um dedo de prosa sobre a avenca, planta decorativa e medicinal
Em suas andanças pelo bairro no qual vive, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou, no quintal da Dona Margarita, belos exemplares da flor-de-cera.
Registrada com o nome científico de Hoya carnosa, a planta tem outras denominações no restante do Brasil, como flor-de-nácar. Da família das trepadeiras, a flor-de-cera demonstrou adaptação perfeita ao clima da região de Foz do Iguaçu.
Conforme Amarilla, a planta prefere espaços sombreados. “Olha que linda, parece realmente de cera. A gente passa a mão e a textura parece cera, por isso tem esse nome”, descreve.
Conforme os registros, a flor-de-cera atinge seu auge na primavera, com cachos de flores pequenas e carnosas, em formato de estrela. Durante o dia, logo pela manhã, a planta exala um cheiro discreto. À noite, contudo, seu perfume adocicado ganha destaque em todo o ambiente.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. A agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike também estão no time de apoiadores do quadro.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse da flor-de-cera? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!

