Sabia que o ipê-roxo é um dos símbolos oficiais da cidade de Foz do Iguaçu? Ademais da espécie, na Terra das Cataratas florescem vários outros tipos de ipês, incluindo o ipê-amarelo, destaque da semana no H2FOZ.
Veja também:
Pata-de-vaca: aprenda a diferenciar a falsa e a verdadeira (vídeo)
Percorrendo áreas novas de urbanização nas imediações do Jardim São Paulo, Francisco Amarilla encontrou um exemplar de ipê-amarelo em plena florada.
De acordo com Amarilla, a espécie costuma florescer entre o fim do inverno e o início da primavera, colorindo as ruas da região de fronteira.
Devido à beleza, o ipê-amarelo tem uso frequente em projetos de paisagismo e arborização no Sul e no Sudeste, bem como no Centro-Oeste do Brasil. A árvore apresenta um porte um pouco menor na comparação com outras variedades de ipês, facilitando, assim, sua adaptação.
Presente também nos demais países da região, o ipê-amarelo tem o status de árvore nacional no Paraguai. No país vizinho, recebe o nome de lapacho amarillo (espanhol) ou tajy sayju (guarani).
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Neste semestre, dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse do ipê-amarelo? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!