Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Formigueiro no alto de árvore? Veja um curioso exemplo em Foz do Iguaçu

É da vida

Assista ao vídeo

Formigueiro no alto de árvore? Veja um curioso exemplo em Foz do Iguaçu

Em suas andanças por Foz do Iguaçu, Francisco Amarilla encontrou um formigueiro pendurado no tronco de uma árvore.

2 min de leitura
Formigueiro no alto de árvore? Veja um curioso exemplo em Foz do Iguaçu
Olhar atento revela detalhes como formigueiros e outros pormenores da paisagem. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

Os formigueiros e ninhos de cupins formam parte da paisagem da região fronteiriça. Não por acaso, a cidade de Hernandarias, no Paraguai, teve como nome original Tacurú Pucú, que significa, em guarani, algo como “ninho alto”, em alusão às colônias de insetos.

Veja também:
Admire a beleza das orquídeas nas avenidas de Foz do Iguaçu

Publicidade

Em suas andanças por Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou um formigueiro em um lugar diferente do habitual. O ninho, já abandonado, estava grudado no tronco de uma árvore, ao lado de um cipó-escada.

Publicidade

De acordo com Amarilla, os insetos usam secreções como a saliva para compactar a terra e dar forma à casa. “Geralmente, quando a formiga abandona isso aqui, os passarinhos vêm e fazem ninho. Principalmente, o periquito”, descreve.


Conforme Amarilla, o formigueiro está firmemente preso ao tronco, com seu peso sustentado pela árvore. Em outros casos, porém, formigas e outros insetos fazem ninhos em cavidades ocas ou em meio às raízes das árvores.

Publicidade

Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Neste semestre, dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.

Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.

Publicidade

Quer ver outros conteúdos como esse do formigueiro em Foz do Iguaçu? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário