Conhecida pela beleza exibida nas primeiras horas do dia, a glória-da-manhã possui admiradores em todo o mundo da jardinagem.
Veja também:
Da cana ao caldo: veja curiosidades da planta que adoça a vida
Em suas andanças pelos bairros de Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou exemplares da planta em vias públicas da Região Sul da cidade.
Em um canteiro florido no trecho entre a Vila Shalom e o Rio Paraná, Amarilla logo visualizou uma das variedades de glória-da-manhã (Ipomoea purpurea).
De acordo com Amarilla, a planta está enquadrada na categoria das trepadeiras, preenchendo espaços como treliças, cercas e grades.
Com crescimento rápido, a glória-da-manhã pode chegar a até três metros de altura ou de comprimento, a depender da direção desejada.
As flores, que aparecem nos meses mais quentes do ano, ficam abertas pela manhã, voltando a fechar no fim do dia. Ademais da cor roxa, encontrada por Amarilla, há variedades nas cores azul, rosa e branca.
A glória-da-manhã se adapta, igualmente, a ambientes internos, precisando apenas de um fio de náilon para fazer sua escalada.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. A agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike também estão no time de apoiadores do quadro.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse da glória-da-manhã? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!

