Já ouviu falar de uma planta com nome de bicho, chamada camarão-vermelho? Nativa da América do Norte e comum em países como o México, a espécie está presente em jardins de outras partes do continente, usada na ornamentação.
Veja também:
Admire as flores do manacá, planta nativa da Mata Atlântica
Em suas andanças por Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla localizou exemplares de camarão-vermelho no bairro Novo Horizonte, próximo ao Rio Iguaçu.
De acordo com Amarilla, nos países vizinhos, a planta tem um nome bem diferente. “Em espanhol, ela se chama justicia. Em português, isso significa justiça”, explicou.
Não por acaso, nos registros oficiais da ciência, o camarão-vermelho está catalogado como Justicia brandegeana.
A origem do nome popular em espanhol é incerta, mas a nomenclatura em português tem a ver com o formato das flores, que lembra camarões.
O camarão-vermelho possui bastante popularidade entre os amantes da floricultura, por suas flores com vermelho vivo e pela resistência às intempéries climáticas.
Conforme os sites especializados no tema, a espécie exige pouca rega, de uma a duas vezes por semana nas estações quentes. Nos períodos mais frios do ano, porém, molhar a planta uma vez a cada sete dias costuma ser suficiente.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Recentemente, outros dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver mais curiosidades como essa do camarão-vermelho, bem como outros vídeos interessantes? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!