Nem mesmo na virada do ano Francisco Amarilla sossega em suas andanças pelos bairros de Foz do Iguaçu. No primeiro vídeo de 2026, o ambientalista faz uma visita ao Rio Mimbi, afluente do Rio Boicy.
Assista também:
Saiba mais sobre a glória-da-manhã, flor que embeleza os jardins
Anteriormente chamado de Rio Brilhante ou Rio Guarapuava, o Mimbi nasce nas imediações do Jardim São Luiz. No caminho até o encontro com o Boicy, cruza importantes vias da cidade, como a Avenida João Paulo II, onde há uma ponte.
Em seu rolê pelo rio urbano, Amarilla constata, infelizmente, a existência de lixo despejado em via pública e arrastado pelas chuvas até o local.
“O mau costume continua. Constatamos aqui muito lixo jogado pelo povo, que não joga aqui, mas a correnteza traz. Ainda falta muita consciência”, protesta.
Recentemente, com a abertura do novo trecho da Avenida João Paulo II até a Avenida Felipe Wandscheer, o Rio Mimbi voltou a estar visível para parte da população.
Conforme o mapa, a foz do Mimbi no Boicy acontece no Jardim Naipi, na altura da Rua Catulo da Paixão Cearense. De lá, as águas dos dois rios descem unidas até o deságue no Rio Paraná. logo
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. A agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike também estão no time de apoiadores do quadro.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse do Rio Mimbi? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos! logo

