Beleza, perfume e muitos significados. Mas você sabe por que, internacionalmente, a rosa vermelha simboliza o amor romântico entre as pessoas?
Veja também:
Conheça a guajuvira, a espetacular árvore das sementes voadoras
Em suas andanças por Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou, logo na vizinhança de casa (com direito a passarinhos cantando no fundo), belíssimos exemplares de rosas.
Originária da Europa e da Ásia, a rosa ganhou inúmeros apelidos ao longo dos tempos, como “rainha das flores”. De acordo com Amarilla, há também quem se alimente da planta. “Tem gente que consome, come como aperitivo”, revela.
Na mitologia grega, a rosa figurava como a flor preferida de Afrodite, a deusa do amor, da beleza e do desejo. Na Idade Média europeia, por sua vez, a flor simbolizava o amor sincero nutrido pelos cavaleiros por suas donzelas.
“Se você quiser conquistar alguém, dê uma rosa, que você vai conquistar o coração. Dica de um poeta”, aconselha Amarilla.
O ambientalista destaca, ademais, que para plantar uma rosa basta extrair um galho e inseri-lo na terra. “Algum dia, ela já teve semente, mas hoje se faz assim”, aponta.
Gravado em Foz do Iguaçu pelo H2FOZ, o quadro É da Vida tem o apoio de parceiros como o Parque das Aves. Neste semestre, dois apoiadores entraram para o time: a agência Let’s Go Travel Iguassu e a experiência Iguassu By Bike.
Produção: H2FOZ. Apresentação: Francisco Amarilla. Imagens e edição: Marcos Labanca. Distribuição nas plataformas digitais: Claudio Siqueira.
Quer ver outros conteúdos como esse da rosa vermelha? Clique aqui e assista ao arquivo completo de vídeos!

