No próximo domingo, 22, será celebrado, na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu, o Ano Novo Chinês. Tradicional na cidade, a comemoração começará às 9h e terá apresentações culturais, música chinesa, mostra de kung fu, culinária asiática e a Feirinha da JK.
Leia também: Dia de Iemanjá: celebração em Foz criada por Vó Benedicta completa 5 décadas – H2FOZ – Notícias de Foz do Iguaçu
Também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês inicia na data da primeira lua nova do ano. Este é o Ano de Cavalo de Fogo, que, conforme a tradição chinesa, representa energia, movimento, coragem e renovação.
Cada ano chinês está associado a um dos cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, metal ou água. A última vez do Ano do Cavalo de Fogo foi em 1966. Este ano, o Ano Novo Chinês começará nesta terça-feira, 17 de fevereiro, e irá até 5 de fevereiro de 2027.

Relações Foz do Iguaçu-China
Desde a década de 1970, Foz do Iguaçu mantém uma relação estratégica com a China. A aproximação iniciou a partir das visitas técnicas de representantes da China no período de construção da usina hidrelétrica de Itaipu, que serviu de referência para a futura Usina de Três Gargantas, no município chinês de Yichang.
O Ano Novo Lunar Chinês é celebrado em Foz do Iguaçu desde 2020 e foi formalizado pela Lei Ordinária n.º 5.212/2023, que consolidou o evento como parte da identidade cultural e diplomática da cidade.
A iniciativa é da Diretoria de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Turismo, e da Fundação Cultural, em parceria com o Ibrachina, o Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo e a Embaixada da China no Brasil.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias – AMN)


