“Não põe corda no meu bloco, nem vem com o teu carro-chefe”, diz o samba de Aldir Blanc e João Bosco, popuar na na voz de Elis Regina. Os versos, como uma lição, bem podem ser a inspiração para a folia popular e independente promovida na Avenida Brasil, no centro de Foz do Iguaçu.
- Marco celebra carnaval dos sotaques, cores e ritmos das Três Fronteiras
- Mocidade Unida do Porto Meira leva desfile aberto ao Carnaval da Brasil em Foz
- Fim de semana com circuito cultural e esquenta de carnaval no Mercado Público Barrageiro
- Prefeitura anuncia Falamansa e Imaginasamba no carnaval em Foz do Iguaçu
Na quarta edição, o Carnaval da Brasil 2026 espera reunir cerca de 1.500 brincantes, levando literalmente à avenida blocos, escola de samba, afoxé e maracatu neste domingo, 15, a partir das 16h. Sem competir, o evento será em paralelo à agenda oficial da cidade.
A festa se concentrará entre as ruas Xavier da Silva e Rui Barbosa. A organização explica que a iniciativa celebrará o carnaval de rua, a cultura brasileira e a ocupação democrática do espaço público, com a escolha de uma das vias mais emblemáticas da cidade, a Brasil.
A quadra será decorada para receber os foliões, contando com o apoio do comércio local. A arte deste ano usada na identidade é de Shalini Sharma, a Gûyrá, em que a autora compôs recorrendo a um conjunto de símbolos, como a figura feminina, elementos indianos e referências ao Boi-Bumbá.
Festa popular e independente
Um dos idealizadores do Carnaval da Brasil, presidente do bloco Papai Urso, Clóvis Quadros realça que o objetivo é transbordar a rua com cultura, alegria e convivência. “A cada edição, mais pessoas se sentem convidadas a participar, o que mostra que o carnaval de rua tem força, identidade e pertencimento em Foz do Iguaçu.”
Brincante do bloco Amigos da Onça, Gilberto Moreno salienta a importância da folia independente. “Acreditamos que reforça a importância da cultura popular. Garantimos um carnaval desatrelado do poder municipal e propagamos a mensagem de luta em defesa da vida”, enfatiza.

O coletivo passará pelo Carnaval da Brasil e, depois, no próximo dia 21, reanimará a folia com o Rugido da Onça, iniciativa aberta para todos os interessados em brincar. A irreverência do bloco pretende transmitir mensagens sérias: defesa da onça-pintada como símbolo de uma natureza saudável, dos povos originários e de um modo de vida sem consumismo.
Avenida Brasil é carnaval
Com produção do Papai Urso, o Carnaval da Brasil dispõe de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do governo federal, por meio de edital de seleção pública gerido pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A programação deste domingo terá:
- Afoxé Ogún Fúnmilayó;
- Baque Mulher Foz;
- Blocos Amigos da Onça, Demorei Mas Cheguei e Papai Urso;
- Corpo de Dança Folclore Tradição e Cultura;
- DJ Mano Zeu;
- Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira;
- Maracatu Alvorada Nova e Kaburé;
- Piseiros de Embaúba.
4.º Carnaval da Brasil
Data: 15 de fevereiro (domingo)
Horário: a partir das 16h
Local: Avenida Brasil, centro, Foz do Iguaçu
Participação gratuita
(Com informações da assessoria)


