Chegou ao fim, na noite de sábado (25), a edição 2025 do Festival Iguassu Inova, organizado pelo Itaipu Parquetec com o apoio de Itaipu Binacional e do governo federal.
Veja também:
Cobertura completa do Festival Iguassu Inova nas páginas do H2FOZ
De acordo com o balanço, o evento atraiu grande público ao parque tecnológico localizado na Região Norte de Foz do Iguaçu. Na programação, 100% gratuita, palestras, cursos, exposições e apresentações culturais, com destaque para o show da banda mineira Lagum.
Como o próprio nome indica, o Festival Iguassu Inova teve como foco a inovação na região trinacional de fronteira.
O evento abrigou, por exemplo, o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). Já tradicional em Foz do Iguaçu, o Latinoware atraiu, em sua 22.ª edição, mais de cinco mil participantes.
Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Latinoware recebeu 47 caravanas de diferentes regiões do Brasil, bem como do Paraguai e da Argentina. Os participantes também acompanharam outras atividades do Iguassu Inova, movimentando o festival.
Ciências, turismo e muito mais
Já a 14.ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências) reuniu jovens cientistas de 11 estados brasileiros e do Paraguai. Conforme a organização, o evento superou a marca de mil inscrições, criando expectativa ainda maior para 2026.
Quem passou pelo Iguassu Inova nos dias da FIciências pôde conferir 355 projetos em sete grandes áreas do conhecimento. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam premiações em dinheiro, de até R$ 5 mil.
O Mundo Summit Tour também foi outro espaço emblemático do festival, reunindo debates sobre o futuro do setor turístico. As oficinas e palestras abordaram temas como turismo regenerativo, economia criativa aplicada e inovação em gestão de destinos.
Ademais dos realizadores, o Festival Iguassu Inova teve o patrocínio de Polkadot, N&DC, Hub1601, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, Heineken e Outback. Apoio institucional: Sebrae e Embratur. Promoção: RPC.


