Nas ruas, em praça, casas noturnas e bares, o carnaval de Foz do Iguaçu oferece uma programação diversificada para contemplar todos os tipos de foliões e idades. E, sim, acertou o “Álvaro”, como cantou Adoniran Barbosa, quem aposta que dá para casar as agendas e aproveitar mais uma festa por dia — ou noite, ou madrugada.
A reportagem listou dez lugares para pular o carnaval na cidade, gratuitamente ou a preço acessível, mais uma festa pós-folia para matar a saudade, que pode ser considerada o “enterro dos ossos”. É caprichar no figurino e seguir o bloco, a banda ou a escola de samba.
1. FozFolia
A Praça da Paz e a Avenida JK formam o endereço oficial da folia iguaçuense, organizada pela prefeitura, via Fundação Cultural. O FozFolia tem cinco dias de festa, de sexta a terça-feira (13 a 17), com 40 atrações, o que inclui dois shows nacionais, xote do Falamansa e pagode do Imaginasamba. A programação ainda repõe o saudosismo carnavalesco, embalado por marchinhas ao entardecer. Feirantes e blocos garantem chope gelado e comidas.
2. Carnaval da Brasil
Popular e independente, a folia na avenida mais icônica de Foz do Iguaçu será domingo, 15, a partir das 16h, com entrada gratuita. Entre os destaques na Avenida Brasil, com a quadra decorada e fechada para a alegria dos brincantes, o desfile da Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira, além de maracatus, afoxé e três blocos. A expectativa é a de superar o público de 1.500 pessoas.
3. Carnaval do Marco
rco O Marco das Três Fronteiras convida moradores e visitantes para a folia de sotaques, cores e ritmos que se juntam à natureza, encontro dos rios, pôr do sol e gastronomia. Além dos já tradicionais espetáculos culturais, a programação de sábado a terça-feira (14 a 17) agrega uma banda de pagode, todos os dias, marchinhas e interação entre artistas e público, em uma grande roda de alegria. Residentes em Foz do Iguaçu não pagam.
4. Mercado Público Barrageiro
Na segunda edição, o carnaval do Mercado Público oferece programação diversa e para todos os públicos, de sexta a terça-feira (13 a 17). Música ao vivo, atividades culturais, oficinas e atrações infantis. Os shows de bandas locais acontecem diariamente, a partir das 19h30, e o CarnaGeek, segunda-feira, 16, mergulha em novas linguagens, percorrendo o universo nerd, geek e pop.
5. Zeppelin Old Bar
“Muita diversidade, de marchinha a bagaceira” é o que propõe o Unidos do Zé, que se soma o Carnarock, reunindo quatro dias de carnaval, de sexta a segunda-feira (13 a 16). Nada menos que um expoente do rock nacional, Egypcio abre a programação na noite desta sexta-feira. No sábado, 14, BlocoEmo e bandas Caiçara e Fifty. Segunda tem Baile do Fumê: marchinhas, sambas-enredo e clássicos para o público cantar junto.
6. Casa Ocho
Para carnavalizar fora da região central da cidade, a Ocho é a opção, um espaço acolhedor que fica no Campos do Iguaçu. O destaque da agenda é o samba raiz de qualidade do grupo Não Tô de Bobeira, sábado, 14. O septeto une leveza, alegria e crítica social, compondo a partir de personagens, fatos e contradições que marcam a fronteira, enxergados pelo prisma popular, quase sempre invisível ao oficialismo.
7. Charanga da Yolanda
A folia objetiva resgatar a alegria dos carnavais de antigamente, reunindo música, cultura e memória afetiva. Inspirada no clima das tradicionais marchinhas, a festa acontece neste sábado, 14, a partir das 16 horas, no último quarteirão da Avenida Iguaçu, próximo à Avenida dos Imigrantes, na Vila Yolanda. A charanga terá bateria e metais, Trio Exporta Som e a banda Mistura de Cores. Nos intervalos, concurso de fantasia infantil.
8. Sudacas
O Carnavalito no Sudacas vai até terça-feira, 17. De entrada, DJ Fê Santana apresenta o especial Carnaval da Bahia, neste sábado, 14. A roda de cantoria e dança está garantida com o Samba de Boemia, no domingo, 15. Para fechar a programação, no último dia da festa, DJ Sthe comanda o set pulsante e com atitude, a partir da influência da música preta e periférica.
9. El Punto
“Celebração da diversidade e da alegria” é o slogan da folia no espaço mais bem frequentado da área Norte iguaçuense, ponto de encontro de culturas que bem reflete a diversidade iguaçuense. El Punto apresenta cinco dias de diversão, com destaque para o Carnaval Haitiano, neste sábado, 14. E há mais na programação: La Faiska, DJ e os “brabos” do samba raiz, o grupo Não Tô de Bobeira.
10. Carna Facul
Evento universitário, o Carna Facul está de volta, com duas noites de folia, sexta-feira e sábado (13 e 14). Os graduandos e graduados em folia são embalados pelo som pesado de DJ e o clima de bloquinhos universitários. E tem open bar, abadá e sorteios em clima de carnaval — ninguém revelou do que se trata. A festa é democrática, pode chegar quem não tem canudo ou não está na “facul”.
Pós-carnaval
Ressaca: que nada! O bloco Amigos da Onça não quer ver ninguém parado, mesmo depois do término oficial da folia. O coletivo, que usa irreverência para promover a preservação do meio ambiente e a vida sustentável, realiza o 3.º Rugido de Carnaval, sábado, 21, a partir das 16h, aberto ao público. A concentração acontece na Avenida da Onça, também conhecida como Avenida Araucária, na Vila A, ao lado da praça de esportes (veja o mapa).


