Foz do Iguaçu participará, nesta sexta-feira (1.º), das celebrações pelo Dia Nacional do Maracatu, com o evento Bebendo na Fonte. Conforme os organizadores, as atividades, gratuitas e abertas à comunidade, homenagearão a força, a memória e a resistência da cultura afro-brasileira.
Leia também:
Grupo de Foz do Iguaçu mergulha nas raízes do maracatu de baque virado
Organizada pela Corisco Arte Cultura e pelo Kaburé Maracatu, a programação tem o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio da Rede de Artes 2023.

A lista de parceiros inclui, ademais, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o coletivo Ilê Asé Baru e o grupo de maracatu Alvorada Nova.
9h — Auditório Martina (Unila, Campus Jardim Universitário)
Roda de conversa e vicência cultural. Encontro formativo com Edna de Baru, Izabela Fernandes e Alison Capelari, integrantes de maracatus, educadores e pesquisadores. Evento voltado para o público geral e comunidade acadêmica, bem como para os estudantes da rede pública de ensino. Uma oportunidade de vivenciar os saberes e fazeres do maracatu nação.
19h — Ilê Asé Baru (Rua Dracena, 348 — Jardim Canadá)
Sessão de cinema seguida de debate sobre o maracatu e a ancestralidade afro-brasileira, com participação de artistas, lideranças culturais e convidados especiais.
Dia Nacional do Maracatu
A data de 1.º de agosto como Dia Nacional do Maracatu existe desde 2024. De acordo com a justificativa da lei, o dia foi escolhido como homenagem ao Mestre Luiz de França, da Nação Leão Coroado.
Reconhecido como Patrimônio Imaterial Brasileiro, o maracatu nação reúne cortejo real, percussão intensa e ancestralidade viva. Em Foz do Iguaçu, diversos grupos cultivam a tradição, cujas origens remetem, principalmente, às zonas litorâneas do estado de Pernambuco.
Apoio: Ilê Asé Baru | Maracatu Alvorada Nova | Unila. Realização: @kabure_maracatu | @funarte | @minc. Fomento: Fundação Nacional de Artes (Funarte), Rede de Artes 2023 — Bolsa Funarte de Música Pixinguinha.